O ChatGPT tem sido uma ferramenta muito útil no dia a dia das pessoas. O chatbot auxilia em tarefas básicas do dia a dia, como indicação de receitas ou lista de afazeres, e até em atividades rotineiras de profissionais, como suporte no atendimento ao cliente e produção de conteúdo para o marketing (inclusive, a Copybase usa a mesma tecnologia e oferece funcionalidades focadas em marketing digital).
O ChatGPT funciona de maneira simples, como uma conversa informal, em formato de perguntas e respostas. Apesar de fácil uso, há algumas mudanças nessa interação que podem melhorar as respostas do bot.
Confira 5 dicas para melhorar os resultados do ChatGPT.
1. Seja específico nas perguntas
Por ser uma inteligência artificial, o ChatGPT tem dificuldades com subjetividade e viés. Por isso, é importante ser o mais específico possível na pergunta que faz. Assim, você evita respostas que fogem do escopo.
Dica: o ChatGPT funciona em texto, mas não só em parágrafos longos. Se você quiser visualizar melhor, pode pedir as respostas em tabela, por exemplo.
2. Determine limite de tamanho para respostas
A IA vai te responder com as informações que encontrar e achar relevantes para o questionamento. Para evitar resultados fora do que você espera, diga ao bot o número de caracteres, parágrafos ou linhas da resposta.
Dica: a IA é capaz de adaptar o conteúdo que vai entregar não só para o tamanho, mas para a complexidade desejada.
3.Pergunte de diferentes jeitos
Se o ChatGPT não tiver uma resposta para você, isso não quer dizer que não detém a informação. O problema pode estar na forma como você solicitou. Reformule a questão e pergunte novamente.
Dica: use frases na ordem direta, respeite a ortografia e use palavras-chaves.
4. Peça mais detalhes sobre a resposta
Se o bot lhe deu uma resposta com diferentes tópicos, você pode pedir que ele aprofunde mais em uma ou todas as opções. Assim, você consegue um conteúdo mais avançado sobre o tema.
Dica: dê feedback à ferramenta sobre a resposta fornecida. Isso ajuda a diminuir os erros da IA.
5. Determine o tom da resposta
O software é capaz de responder em tons e estilos de textos diferentes. Deixe claro como quer o conteúdo. Você pode, inclusive, determinar o público daquele texto. Outra possibilidade é pedir que o ChatGPT mude o tom de um texto já pronto. Por exemplo, fazer um conteúdo totalmente formal se tornar coloquial e acessível.
Dica: Por ser treinada em diversos idiomas, o chatbot entrega melhores resultados de tradução que o Google Tradutor.