A biblioteca de anúncios do Facebook - que, após integrar o Instagram, virou Meta - é um grande catálogo de todas as campanhas veiculadas nessas duas redes sociais.
Essa ferramenta serve para pesquisar todos os anúncios divulgados e fornece informações como:
- Criativos: imagens, vídeos, carrossel etc.;
- Textos: como títulos e descrições dos anúncios;
- Links: para onde os ads direcionam os usuários;
- Informações sobre a página anunciante (quando foi criada, por exemplo);
- Canais em que os anúncios foram (ou estão) sendo veiculados;
- Data de início da campanha;
- Se foram feitas alterações no nome da página.
Quem investe em tráfego pago sabe que nem sempre criar um anúncio é uma tarefa fácil, já que chamar atenção no meio de vários memes, vídeos fofinhos e fotos de amigos requer muita criatividade das lojas e empresas.
Dos vários propósitos da biblioteca de anúncios do Facebook, buscar inspiração em meio ao que potenciais parceiros e concorrentes estão fazendo é um desses objetivos.
A biblioteca de ads foi lançada em 2019 para tornar a publicidade feita em meio digital cada vez mais transparente.
Com o tempo, acabou se tornando uma aliada muito boa para todos os profissionais de marketing, seja para analisar as tendências de mercado ou fazer checagens de informações.
Além disso, essa ferramenta é ótima para os donos de e-commerce por diversos motivos. Nós vamos listá-los abaixo!
5 meios de usar a biblioteca de anúncios do Facebook no seu e-commerce
1. Inspiração
Bloqueios criativos podem ser extremamente comuns se você trabalha com criatividade. A biblioteca de anúncios pode ser útil exatamente ao trazer novas ideias para divulgar o seu e-commerce.
2. Quais elementos aumentam a conversão?
Essa plataforma é ótima para analisar os copy, entender quais gatilhos mentais funcionam melhor e qual a relação que os redatores fazem entre as imagens e o texto.
Portanto, a biblioteca de anúncios serve como um grande lugar de pesquisa para identificar como elementos como os CTAs e o copywriting influenciam na conversão de clientes.
3. Entender como a concorrência faz os anúncios
Uma parte fundamental de fazer anúncios para o seu e-commerce é entender como a sua concorrência trabalha:
- Como ela se comunica com o público?
- Qual a linguagem que ela usa?
- Quais os temas abordados?
Como a gente falou anteriormente, nada melhor do que fazer uma boa pesquisa de referência antes de criar as suas campanhas de ads.
Isso pode funcionar tanto como saldo positivo como também negativo: tendências boas podem virar inspiração, assim como referências ruins algo a ser evitado.
4. Descobrir as tendências do mercado
Ao adotar estratégias de marketing digital você, enquanto lojista, precisa estar atento às tendências do mercado. Aplicando um filtro do que pode ou não ser bom para a sua empresa você consegue direcionar seus próximos passos.
5. Análise dos resultados
Uma das principais partes de trabalhar com campanhas de tráfego pago é analisar quais foram os frutos que elas trouxeram: ou seja, se o alcance da publicação foi bom, se os usuários foram redirecionados para o site da sua loja virtual, entre outros.
Assim você consegue decidir como prosseguir com os ads para o seu e-commerce.
Qual o passo a passo para fazer a pesquisa na biblioteca de anúncios?
1. Acesse o site e selecione o país em que o anúncio foi veiculado;
2. Escolha entre as categorias “todos os anúncios” ou “temas, eleições ou política”;
3. Faça uma busca pela palavra-chave que você quer. Pode ser o nome da empresa, um segmento…
4. Tenha acesso aos resultados com dados como as plataformas em que o anúncio está ativo (ou foi veiculado anteriormente), texto de copy, imagens. Também é possível ver detalhes como as versões diferentes de cada ads
A biblioteca de recursos do Google
O Google disponibiliza uma biblioteca através do Google Ads para acessar os recursos necessários para criar uma campanha. Essa é uma maneira mais eficiente de criar os ads.
Depois que você faz o upload nessa biblioteca, os recursos criativos ficam concentrados em um lugar só, o que, além de facilitar o acesso, também melhora a organização. Além disso, os recursos podem ser reutilizados em quantos anúncios você quiser.
Para acessar a biblioteca é só seguir este passo a passo:
1. Fazer login na conta do Google Ads (neste link);
2. Clicar na opção “Anúncios e extensões” – que fica no menu à esquerda, em “Anúncios”;
3. Clicar no botão de adição (+) e selecionar qual o tipo de anúncio. Também é possível usar imagens e logotipos para fazer a pesquisa;
4. Selecionar uma campanha e um grupo de anúncios;
5. Clicar em “Imagens e logotipos”;
6. Selecionar os itens que você vai usar no anúncio.
Qual a diferença entre as bibliotecas de anúncios do Facebook e do Google?
Enquanto a biblioteca do Facebook armazena todos os ads veiculados nas plataformas Meta, a biblioteca do Google funciona mais como um suporte para as suas próprias campanhas.
Como as bibliotecas de anúncio podem ser úteis para donos de e-commerce?