O surgimento de cada vez mais e-commerces e digital influencers está fazendo as pessoas se perguntarem: como ganhar dinheiro na internet? Afinal, é inegável que essa é uma indústria que está gerando cada vez mais lucro com o passar dos anos.
As vendas online funcionam quase como qualquer outro negócio, ou seja, assim como uma loja física precisa estudar sobre os clientes que vai atender e o ponto em que está situada, um e-commerce precisa se atentar a alguns detalhes para garantir que haja prosperidade no negócio:
- Conhecimento sobre os produtos que serão vendidos;
- Entendimento sobre o segmento de mercado;
- Estudo sobre o público-alvo e suas dores.
Nos últimos dois anos o e-commerce teve uma projeção muito acelerada, o que o tornou parte essencial do mercado de varejo. Esse é o principal motivo para que cada vez mais recursos sejam lançados para que você crie a sua própria loja online sem precisar de um espaço físico.
Muitos empreendedores criaram sites ao longo da pandemia e também passaram a vender por marketplaces, o que fez a economia girar ainda mais rápido no mundo virtual.
Dados relevantes sobre e-commerce
Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões, o que representou uma alta de 27% em relação a 2020. Esse número é um recorde para o comércio nacional.
Além disso, houve um crescimento de 17% no número de pedidos em 2021, também em relação ao ano anterior. Ao todo, 353 milhões de entregas com um ticket médio de R$ 455 foram feitas.
A previsão é que, em 2022, haja um aumento de 9% no comércio online, com estimativa recorde de faturamento: R$ 174 bilhões.
Todos esses dados são da Neotrust, uma empresa que monitora cerca de 85% do e-commerce brasileiro.
De acordo com dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, divulgados pela Conversion, no último ano, sites e aplicativos de e-commerce tiveram mais de 24 bilhões de acessos somados.
Em julho, 74% dos acessos a sites de e-commerce foram feitos através de celulares, o que vem se mostrando uma tendência cada vez maior – a explicação seria a expansão da internet móvel mais rápida em todo o território brasileiro, ainda mais com o lançamento do 5G.
Esses números demonstram que o segmento de compras online está mais em alta do que nunca e que vale muito a pena entender como ganhar dinheiro na internet.
Como ganhar dinheiro na internet?
Ao criar um e-commerce, o lojista precisa entender que é necessário ter um bom planejamento para ganhar dinheiro na internet. Esse é o momento de tomar as melhores decisões possíveis para que seu negócio prospere.
- Qual produto você vai vender?
- Qual plataforma você irá usar para criar sua loja virtual?
- Como será organizado o fluxo entre as diversas áreas do negócio?
- Entre outras.
E pode parecer óbvio, mas, depois que a sua loja virtual é lançada, calcular o preço de venda adequado dos produtos é essencial para tornar seu e-commerce competitivo e fazer você ganhar dinheiro na internet.
Neste post do nosso blog você entende como ter lucro nas vendas do seu e-commerce.
7 dicas para você ganhar dinheiro na internet com e-commerce
Agora que você já sabe que um e-commerce pode gerar muito lucro e é uma grande tendência para os próximos anos, nós separamos 7 dicas para você aprender como ganhar dinheiro na internet com e-commerce.
Analise os segmentos em alta
Um segmento pode ser definido como divisões menores dentro de um grande mercado. Moda, peças automotivas e alimentos são os caminhos que mais estiveram em alta no mercado de e-commerce após a pandemia.
Escolha um nicho de mercado
Depois de analisar os principais segmentos de mercado, você pode escolher um nicho no qual quer que a sua loja seja especializada.
Como se posicionar dentro do mercado?
Essa é uma das perguntas mais importantes para quem quer começar a ganhar dinheiro com e-commerce na internet. Oferecer uma loja virtual que seja nichada, que tenha personalidade e que te ajude a se especializar em determinado mercado é um grande trunfo, ainda mais com novos negócios online surgindo a cada dia.
Após definir em qual nicho você irá atuar, é possível estudar todo o mercado em que você está se inserindo, desde os concorrentes até as maiores tendências.
Seu negócio precisa se tornar uma referência onde quer que se encaixe.
Treine em um marketplace
Se você nunca teve uma loja virtual e está começando no ramo, nós indicamos começar em um marketplace. É como se fosse um “atalho” - entre muitas aspas - para ganhar dinheiro com a internet.
Grandes empresas do varejo como Magazine Luiza, B2W, Amazon, Mercado Livre e Casas Bahia abriram as portas para que negócios de pequeno e médio porte pudessem vender através de seus sites.
O ambiente é seguro e prático para que o lojista entenda como funcionam coisas como gestão de estoque, logística, contato com o consumidor e finanças antes de escolher partir para a criação de um e-commerce por conta própria. Além disso, há a possibilidade de atuar nos dois espaços ao mesmo tempo.
Preveja os custos com logística e logística reversa
Quando um consumidor faz uma compra, o objetivo principal deve ser que o produto chegue intacto e o mais rápido possível ao seu destino. Para isso, você precisa compreender uma série de fatores, como, por exemplo:
- Quais as condições de entrega?
- Quais regiões as transportadoras parceiras conseguem atender?
- Quanto será investido nesse processo?
Isso exige que o lojista tenha em mente quanto irá gastar em cada um dos processos, além de se preparar para as irregularidades que podem surgir ao longo do processo.
Cuide da sua reputação
Todo empreendimento que lida com o público precisa estar preparado para entender suas dores e atender dúvidas e reclamações da melhor forma possível, além de estar sempre disponível para resolver problemas que podem vir a surgir.
Uma demora no retorno do contato pode comprometer uma venda e, pior, podem fazer com que a sua reputação caia drasticamente. E, pior do que isso, um problema não resolvido pode se tornar uma queixa em órgãos de defesa do consumidor - como o Reclame Aqui.
Aprenda a gerenciar seu estoque
Ter um estoque a pronta entrega pode não ser um item obrigatório para abrir um e-commerce e começar a vender, mas com certeza uma boa dica para quem quer saber como ganhar dinheiro na internet é saber fazer uma boa gestão desse estoque – mesmo que ele seja terceirizado.
Imagine o seguinte cenário: se um cliente faz uma compra no seu e-commerce e, depois de efetuar todas as etapas, descobre que o item está em falta, ele provavelmente não comprará mais no seu site e todo o dinheiro que você gastou com o custo de aquisição daquele consumidor foi para o ralo.
Uma boa gestão da empresa, e do estoque, evita que coisas assim aconteçam.
Além disso, existe o dropshipping, um modelo de negócio em que o lojista recebe o pedido do cliente em sua loja virtual e repassa essa ordem de compra ao fornecedor, que será o único responsável por providenciar o produto solicitado e enviá-lo ao consumidor.
Nós temos um guia completo sobre dropshipping para você entender tudo sobre o assunto.
Invista em marketing e divulgação
Você precisa anunciar para vender.
As redes sociais, por exemplo, são essenciais para fazer a divulgação da sua marca e dos seus produtos. Boa parte da sua audiência pode estar distribuída entre diferentes canais de comunicação, o que torna elas um bom canal de vendas e de comunicação com o seu cliente, para que, assim, você entenda melhor quais são as dores de quem compra no seu e-commerce.
Além das redes sociais, realizar um estudo relacionado ao marketing digital também é essencial, porque mostra uma série de estratégias para guiar o consumidor até o seu site. O tráfego pago é um exemplo disso, porque utiliza anúncios em diversas plataformas, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Estratégias de SEO e copywriting também são ótimas formas de atrair mais consumidores para o seu e-commerce. Você pode criar um blog com conteúdos educacionais sobre o que você vende para se tornar uma autoridade no assunto, por exemplo.
Neste artigo nós mostramos 5 técnicas de copywriting para você usar no seu e-commerce.
É preciso criar um relacionamento com o cliente para mostrar que você pode ajudar eles na jornada de compra. Mas a preocupação precisa ser verdadeira. Uma divulgação direta pede maiores benefícios, por exemplo, como descontos, condições de pagamento mais fáceis, frete grátis etc.