Uma das etapas mais importantes com a qual qualquer dono de e-commerce se depara é a criação da descrição de produtos para a sua loja. Esse processo está longe de ser simples: pelo contrário, além de exigir esforço, é preciso ser muito bem feito para dar os resultados esperados e contribuir com as vendas.
Além disso, esse esforço é absolutamente necessário se você quer facilitar a vida do seu cliente. Segundo dados do E-Commerce Quality Index, mais de 70% dos entrevistados procuram outro e-commerce quando não encontram as informações que querem sobre o produto no qual estão interessadas.
Neste artigo a gente vai te mostrar tudo o que você precisa incluir da descrição do produto, além de dicas para elaborar uma e a importância dela para o seu e-commerce.
Por que eu devo me preocupar com a descrição de produto?
É simples, uma boa descrição de produto é capaz de convencer um cliente a comprar. Além disso, aliada a técnicas de SEO, seus produtos também serão mais facilmente encontrados pelo Google.
Portanto, além de ajudar o seu cliente, a descrição também aumenta a relevância da sua loja virtual perante o Google para que mais pessoas a encontrem através de tráfego orgânico.
Além disso, a descrição de produto influencia a taxa de conversão do seu e-commerce porque ajuda o cliente a entender o que você está oferecendo e aumenta a confiança ao explicar todos os detalhes.
Segundo dados da One Space:
- 87% dos consumidores consideram que o conteúdo sobre o produto é extremamente importante quando estão comprando.
- 50% devolvem itens quando recebem algo que não correspondia com a descrição do site.
- 98% já deixaram de finalizar alguma compra porque as informações sobre o produto estavam incorretas ou muito rasas.
Por conta desses motivos que a gente vai te mostrar todas as informações que você precisa incluir quando for fazer a descrição de produtos da sua loja.
Descrição de produto: o que não pode faltar?
Ao descrever um produto vários elementos devem ser levados em consideração: qual o seu mercado de atuação (que vai te dar as características gerais do público que entra no seu site) e a buyer persona (que te dá as especificidades do comprador).
Um cliente que chegou até o seu produto provavelmente já tomou a decisão de compra e está na fase de pesquisa de informações (como preço) sobre o que ele quer.
Levando isso em consideração, uma boa descrição de produto tem:
- Características técnicas e informações relevantes – peso, cores disponíveis, medidas em centímetros (ou metros), material etc.
- Instruções sobre como usar o produto;
- A descrição deve complementar as fotos disponíveis.
Basicamente, você deve pensar tanto nos elementos descritos acima como em responder às seguintes perguntas:
- O que é o produto?
- Quais problemas ele vai resolver?
- Qual seu diferencial?
- Do que ele é feito?
- Qual sua origem?
- Como usar?
Outros elementos importantes são o título, que deve ser tanto explicativo como também chamativo.
4 dicas para elaborar uma boa descrição de produto
Agora que você já tem ideia dos elementos que são essenciais para criar uma descrição de produtos, a gente separou algumas dicas para te orientar no processo criativo. Olha só:
1. Use o tom de voz correto e escreva para a sua persona
Se você tem uma marca estruturada, um dos seus deveres é saber qual é o seu público-alvo e a melhor forma de se comunicar com ele.
Um público mais jovem permite uma linguagem informal, gírias, emojis etc., bem como um público mais sério exige que a linguagem seja mais formal.
Observe a diferença:
2. Faça uma pesquisa prévia de palavras-chave
A gente já comentou antes aqui no texto que aplicar estratégias de SEO também é importante nas descrições dos produtos do seu e-commerce. Use e abuse da criatividade para elaborar textos que contenham os termos mais pesquisados de acordo com os produtos que você quer vender.
As palavras-chave devem aparecer naturalmente em títulos e descrições, porque ajudam os clientes a encontrar o produto em seu site, marketplaces e motores de busca.
3. Não tenha medo de usar storytelling
As descrições técnicas e genéricas dão ao cliente todas as informações que eles precisam? Dão. Mas não engajam, não fidelizam e são incrivelmente esquecíveis.
Você precisa lembrar dos fatores que vão fazer o seu e-commerce se destacar a todo momento e incluir o seu toque em todos os detalhes – inclusive nas descrições dos seus produtos.
Como falamos no item 1, compreender quem é o seu cliente e falar a mesma língua que ele é importante para tornar essa identificação possível.
Segundo um estudo da Nielsen, quando as pessoas se conectam emocionalmente com a marca isso tende a gerar resultados maravilhosos para ambas as partes.
4. Inclua relatos dos clientes no seu site
A Amazon tem um modelo brilhante de deixar os próprios usuários avaliarem minuciosamente os produtos que estão disponíveis no seu site – seja a experiência de compra deles positiva ou negativa.
Isso passa a sensação de que a marca se importa com a opinião dos clientes e também dá a novos usuários a chance de ler uma opinião “livre de propaganda”, o que passa uma transparência maior.
Essa dica é importante porque leva em consideração o gatilho de prova social, que é uma área estudada pelo neuromarketing. Consumidores tendem a valorizar o que outras pessoas estão fazendo e consumindo.
Usando os próprios dados da Amazon como exemplo, os anunciantes que têm um bom desempenho vendem até 40% mais ao ano, e tem um retorno 30% maior sobre seus gastos com anúncios.