Quem trabalha com marketing digital precisa levar em conta diversos fatores que impactam diretamente na performance. As ferramentas para copywriting e conteúdo têm sido grandes aliadas desses profissionais. Não é à toa que nós aqui da Copybase estamos crescendo em ritmo acelerado.

Existem softwares para as mais variadas finalidades, desde auxílio em ideias de conteúdo até otimização do texto e análise de desempenho.

Listamos 5 exemplos do que é possível fazer com essas ferramentas:

  1. Análise de palavras-chave
  2. Análise de concorrência
  3. Geração de ideias e assistente de conteúdo
  4. Otimização de conteúdo
  5. Edição e revisão

Siga neste artigo e conheça as melhores opções disponíveis no mercado. Aprenda como funciona cada uma delas e suas vantagens.

Por que ferramentas para copywriting e conteúdo são essenciais para o sucesso do marketing digital?

A produção de conteúdo tem uma máxima: a qualidade precisa ser a primeira preocupação. Conteúdo bom costuma ter bom resultado - claro, aliado a uma boa estratégia de distribuição. À medida que o marketing digital foi crescendo, surgiram dezenas de estratégias e técnicas visando aumentar o desempenho das campanhas.

Se você quer mais leads qualificados e clientes, as ferramentas para copywriting e conteúdo  são essenciais para o seu sucesso. Levantamos algumas vantagens.

Conteúdo de maior qualidade

Os recursos das ferramentas ajudam a aumentar a qualidade do conteúdo. Sabe porquê? Isso ocorre porque as ferramentas fazem sugestões de palavras-chave mais assertivas, promovem análises de concorrência mais apuradas e facilitam a edição. Além disso, as ferramentas que usam inteligência artificial (a exemplo do ChatGPT) oferecem ainda recursos de sugestão de ideias e assistente de escrita. Com as ferramentas corretas, os profissionais de marketing criam conteúdo relevante e persuasivo.

Economia de tempo

O conteúdo de alta qualidade demanda tempo. Com ajuda das ferramentas, você produz  com mais rapidez e eficiência. Não é mais necessário passar horas pesquisando palavras-chave, pensando em ideias de conteúdo ou criando e editando textos, já que as ferramentas automatizam parte destas atividades.

Otimização para motores de busca (SEO)

Muitas ferramentas de copywriting e conteúdo otimizam o material para melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Com esse recurso, você garante mais chances de que o conteúdo seja visto por quem procura as palavras-chave próximas do seu negócio. O melhor posicionamento no Google aumenta o tráfego e, consequentemente, gera mais leads e vendas.

Consistência da marca

As ferramentas ficam atentas ao tom da marca e se certificam de que a consistência de voz seja mantida em todo conteúdo. Duvida? Experimente a Copybase, por exemplo - se você já usou o ChatGPT, sabe do que estamos falando.

Marketing mais eficaz

Seu marketing digital vai mudar da água pro vinho com uso dessas ferramentas. Você vai ver mais eficiência e velocidade nas entregas - que resultam melhores resultados em tráfego, conversões e, na ponta final, vendas.

Mas como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio? Veja no próximo tópico.

Ferramentas para planejamento de conteúdo: como encontrar as melhores palavras-chave

Encontrar as melhores palavras-chave para o seu conteúdo é fundamental no processo de otimização para mecanismos de busca, o tão conhecido SEO (search engine optimization). Ferramentas para copywriting e conteúdo permitem pesquisas de palavras-chave, indicação de palavras-chave mais assertivas e análise de concorrentes.

Levantamos as melhores ferramentas com foco em planejamento de palavras-chave.

As ferramentas que você vai conhecer:

  • Google Trends
  • Google Keyword Planner
  • Answer the Public
  • Also Asked

Vale dizer que, obviamente, as tradicionais ferramentas de SEO, como SEMrush e Ahrefs, também ajudam e muito no planejamento de conteúdo. Você vai ler sobre elas no tópico seguinte.

Google Trends

O Google Trends é gratuito e oferece análise e comparação da popularidade de termos de pesquisa ao longo do tempo. A ferramenta mostra volume de pesquisa de uma palavra-chave ou tópico específico em uma região geográfica ou período de tempo específico.

Usando o Google Trends, você consegue:

  • Identificar tendências e padrões de pesquisa no seu nicho;
  • Comparar desempenho de várias palavras-chave ou tópicos de pesquisa;
  • Planejar campanhas de marketing mais assertivas a partir de dados de popularidade das palavras;
  • Descobrir oportunidades de conteúdo em tópicos populares nas pesquisas do seu público.

O Google Trends coleta dados de pesquisa e, em seguida, normaliza essas informações, garantindo que não haja discrepâncias devido ao tamanho da população ou oscilação no número de usuários na Internet, por exemplo.

A partir daí, a ferramenta cria gráficos que revelam a popularidade de termos de pesquisa ou tópicos específicos. Você pode filtrar por região ou região geográfica. Essa análise fornece insights de tendências de pesquisa e comportamento do usuário que ajudam a entender melhor os anseios do público de nichos específicos.

Assim, profissionais de marketing digital podem planejar estratégias mais eficazes. Veja 3 funcionalidades para explorar:

  1. Filtragem por região geográfica, data ou tipo de pesquisa (web, notícias ou YouTube etc.);
  2. Comparação da popularidade de termos com base em categorias específicas (indústria, esporte, tecnologia, etc.);
  3. Visualização de insights detalhados para cada termo de pesquisa ou tópico.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner também é uma ferramenta gratuita do Google e te ajuda a encontrar ideias de palavras-chave. Ele fornece informações como volume de pesquisa e concorrência, sendo muito útil para quem atua com tráfego pago e SEO e deseja aumentar a visibilidade da empresa, serviço ou produto no Google.

As principais finalidades de uso da ferramenta são:

  • Pesquisa de palavras-chave relacionadas a um negócio ou nicho;
  • Dados sobre volume de pesquisa mensal de palavras-chave ou grupo de palavras-chave em um país ou região;
  • Identificação da popularidade de uma palavra-chave;
  • Análise da concorrência de uma palavra-chave, com grau de dificuldade em ranquear no Google;
  • Planejamento de campanhas pagas no Google Ads a partir de dados de palavras-chave relevantes e concorrência.

Esses recursos podem orientar as estratégias de SEO e mídia paga, além de ajustes para aprimorar a performance do conteúdo. Aprenda a usá-lo:

Escolha de palavras-chave

O primeiro passo é definir as palavras-chave que deseja pesquisar. Elas podem estar atreladas a um nicho, produto ou serviço que você deseja promover.

Análise de palavras-chave

O volume de pesquisa indica quantas vezes uma palavra-chave foi pesquisada no Google em determinado intervalo de data. Já a concorrência indica quantos anunciantes estão competindo pelo termo.

Descoberta de palavras-chave

A ferramenta também auxilia na descoberta de novas palavras-chave que podem ser relevantes para sua campanha ou estratégia de conteúdo. Basta clicar em Ideias de palavras-chave para ver as sugestões.

Planejamento de mídia paga

Se você tem campanhas no Google Ads, pode usar o Google Keyword Planner para buscar informações como custo estimado por clique (CPC) de uma palavra-chave e o orçamento necessário para chegar à impressão almejada.

Answer the Public

Outra boa opção de ferramenta para copywriting e conteúdo, o Answer The Public ajuda a identificar perguntas e tópicos relacionados a uma palavra-chave, revelando o comportamento dos usuários e os interesses do público.

O software fornece uma lista de perguntas, sugestões e palavras-chave associadas a uma palavra-chave ou tópico de pesquisa. Os insights são apresentados no formato de diagrama de teia. Esse modelo visual facilita a visualização dos dados.

Basta inserir a palavra-chave ou tópico e ver os resultados. Aprenda a usar o Answer the Public.

  1. Perguntas

Veja a lista de perguntas frequentes relacionadas à palavra-chave ou tópico.

  1. Sugestões 

Confira as sugestões de pesquisa que podem inspirar novas ideias de conteúdo.

  1. Comparativos

Avalie as palavras-chave comparativas, que mostram como as pessoas comparam diferentes marcas, produtos ou serviços.

  1. Preposições

Descubra as preposições mais comuns nas pesquisas da palavra-chave ou tópico.

  1. Novas ideias

Veja outras ideias relacionadas à palavra-chave ou tópico para novas estratégias de conteúdo.

O Answer The Public tem uma versão gratuita com limite de três pesquisas por dia e quantidade limitada de informações. Na versão paga, há recursos adicionais, como análises de dados ilimitadas, dados em formato CSV e suporte ao cliente.

AlsoAsked

Similar ao Answer the Public, o AlsoAsked foca nas perguntas relacionadas a uma palavra-chave ou tópico de pesquisa. A ferramenta funciona assim: fornece uma lista de perguntas frequentes e relacionadas ao termo que você analisa.

O resultado é apresentado em lista expansível, tornando a visualização das diferentes perguntas e como elas estão relacionadas mais fácil.

O software trabalha com os seguintes dados:

  • Perguntas frequentes que as pessoas fazem sobre a palavra-chave ou tópico;
  • Perguntas relacionadas que podem inspirar novas ideias de conteúdo;
  • Volume de pesquisa de cada pergunta;
  • Concorrência de cada palavra-chave.

O Also Asked tem uma versão gratuita, que permite inserir a palavra-chave ou tópico de pesquisa e explorar as perguntas relacionadas.

Recursos mais avançados e a exportação dos dados em formato CSV estão disponíveis na assinatura paga, que oferece pesquisa avançada, análise de concorrência e integração com outras ferramentas de SEO.

Ferramentas para SEO: partindo para a guerra de palavras-chave e conteúdo

Como já explicamos acima, pensar no SEO é o básico para qualquer conteúdo que você deseje ranquear bem nos mecanismos de busca. Por isso, o uso de ferramentas para SEO têm sido cada vez mais usadas, já que permitem a pesquisa de palavras-chave com mais profundidade, fornecendo dados para análise e sugestões para novos conteúdos - além, é claro, daquela espiada nos concorrentes e no mercado.

Veja abaixo 3 ferramentas que vão te ajudar muito nesse processo.

SEMrush

Uma das ferramentas de copywriting e conteúdo mais famosas no marketing digital, o SEMrush ajuda negócios a melhorar a presença online.

Assim com Ahrefs, o SEMrush tem funcionalidades de análise de palavras-chave, de concorrentes e de tráfego, proporcionando insights para melhor otimização do conteúdo. 

O software também oferece outros recursos poderosos, com os que citamos abaixo:

  • Monitoramento de mídia social

Você consegue monitorar a presença nas redes sociais e acompanhar as menções à sua marca em plataformas como Facebook e Instagram.

  • Análise de publicidade paga

O SEMrush permite que você analise suas campanhas de publicidade paga e descubra oportunidades para otimizar sua estratégia de PPC (pay-per-click).

O uso da ferramenta não é gratuito, havendo apenas uma avaliação gratuita de 7 dias para novos usuários. Os preços dos planos variam segundo o número de recursos. O plano mais barato custa US$ 119,95 por mês.

Ahrefs

Uma das principais ferramentas de análise de SEO, a Ahrefs disponibiliza dados sobre backlinks (links de outros sites para o seu), palavras-chave, análise de concorrência e outros aspectos de desempenho de um site nos motores de busca.

O sistema permite analisar a autoridade de domínio e a autoridade de página de um site, assim como identificar os links que estão apontando para ele e como esses links estão distribuídos entre as diferentes páginas do site.

Você também consegue analisar o perfil de backlinks de concorrentes, encontrar oportunidades de link building e monitorar o ranking de palavras-chave.

Com esses recursos, profissionais de marketing têm uma visão ampla e estratégica do próprio conteúdo, ganhando vantagem competitiva.

Descubra o que você consegue fazer com o Ahrefs:

  • Análise de backlinks: qualidade, relevância e estrutura do perfil dos links;
  • Análise de concorrência: desempenho do site em comparação ao dos concorrentes;
  • Oportunidades de link building: palavras-chave que geram tráfego aos concorrentes; 
  • Pesquisa de palavras-chave: termos relevantes e com potencial de tráfego;
  • Monitoramento de ranking: acompanhamento da performance do conteúdo;
  • Monitoramento de marca: menções não vinculadas ao seu site e oportunidades de backlinks adicionais.

O Ahrefs não é gratuito, mas oferece uma avaliação de teste sem custos por sete dias. Os preços dos planos variam de acordo com os recursos que você deseja e o tamanho do seu site. A assinatura mais básica custa US$ 99 por mês e inclui análise de backlinks, pesquisa de palavras-chave e análise de conteúdo.

SurferSEO

Uma terceira opção é o SurferSEO, que também fornece dados para analisar e otimizar o conteúdo para melhor desempenho nos mecanismos de busca. O sistema permite análise de conteúdo, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, ideias de conteúdo e análise de backlinks.

Um diferencial é a auditoria de SEO, que avalia o site nos fatores técnicos de otimização do conteúdo e identifica problemas que precisam ser corrigidos. Outra vantagem é o valor: os preços são mais acessíveis em comparação a outras ferramentas, como SEMrush e Ahrefs. Os planos atendem a diferentes tipos de negócios, desde freelancers a pequenas empresas e grandes agências.

Assistentes de escrita usam inteligência artificial e entregam conteúdo de alta qualidade

As ferramentas de copywriting/conteúdo e assistente de escrita que usam inteligência artificial são capazes de entregar textos de alta qualidade ao usar uma grande quantidade de dados e informações disponíveis na Internet.

Essas ferramentas conseguem analisar dados e pesquisar palavras-chave, gerar títulos e ideias de conteúdo, avaliar e melhorar textos, ajustar tom de voz e fazer otimização de SEO.

Conheça 3 dos assistentes mais usados no mercado de marketing digital.

Copybase

Com base na mesma tecnologia que abastece o ChatGPT (a OpenAI), a Copybase é uma startup brasileira focada em conteúdo para marketing. Por meio da plataforma, profissionais criam rapidamente conteúdo para artigos, landing pages, mídia paga, redes sociais e roteiros para vídeos, além de descrição de produtos e serviços.

O mais interessante da Copybase é que seus modelos são treinados em português e a ferramenta é totalmente pensada para o mercado brasileiro. O sistema recebe feedbacks e exemplos de copy que têm melhor taxa de sucesso. No plano business, é possível criar projetos e subir referências de conteúdo.

Os clientes usam a Copybase principalmente para gerar legendas de posts para redes sociais, copy de anúncios para Instagram e Facebook e descrição de produtos e serviços. Os usuários também pedem constantemente melhorias de textos já prontos, além de ideias de conteúdo.

A escrita é sempre original e não gera problemas relacionados a plágio. Se você é um agência de marketing, infoprodutor, criador de conteúdo, gestor de tráfego, afiliado ou copywriter freelancer, vale testar a plataforma, que tem planos acessíveis.

Jasper

A Jasper se vende como um assistente de escrita que usa inteligência artificial para criar conteúdo de forma mais rápida para blog, redes sociais e site.

Na produção de conteúdo, gera copy para anúncios online, redes sociais, roteiros de vídeos, e-mail marketing, artigos otimizados para SEO e artes para postagens.

O sistema também ajuda a pesquisar as dores e os desejos do target que o usuário indica e ajuda na criação de conteúdo persuasivo com alto poder de conversão. O processo considera as estratégias de SEO e otimiza os textos para ranqueamento no Google.

A Jasper é uma promessa de bot com IA e pertence a Jasper Labs. A startup norte-americana levantou US$ 125 milhões e briga pela liderança no setor com empresas como a Copy.AI. Apesar do entusiasmo, vale ressaltar que a ferramenta funciona muito bem no inglês, mas ainda comete erros quando produz conteúdo em português, já que não é treinada para o mercado brasileiro.

Copy.AI

O mesmo pode se dizer da Copy.AI, que gera resultados de altíssima qualidade em língua inglesa, muito mais superiores que em português.

O sistema ajuda a criar conteúdo para e-mails, currículos, artigos, roteiros de vídeos, legendas para redes sociais, entre outros textos, reduzindo em até 80% o tempo de escrita.

Assim como as outras ferramentas, o funcionamento é bem simples: você solicita um modelo de conteúdo e dá informações sobre a marca, serviço ou produto. A Copy.AI devolve diversas opções de texto, além de editar e melhorar frases.

O Copy.AI ajuda muito na criatividade e é uma ferramenta de copywriting e conteúdo que entrega resultados assertivos e atrativos nas ações de marketing.

Análise de desempenho: como medir o sucesso do seu conteúdo e ajustar sua estratégia com base em dados

Além de otimizar o conteúdo para buscas (SEO), medir o sucesso também é uma etapa essencial da estratégia de marketing de conteúdo. Para isso, é preciso definir objetivos claros dos textos, como aumentar tráfego, gerar mais leads ou criar mais awareness de marca.

As metas devem ser mensuráveis. Só assim você consegue acompanhar as métricas por meio de ferramentas.

Existem muitos indicadores, como tráfego no site, tempo gasto na página e taxa de rejeição. O desempenho vai te guiar em ajustes na otimização ou na própria estratégia.

Também é muito importante acompanhar a concorrência e entender o que está desempenhando bem do lado de lá. Esses dados podem ser valiosos para adaptações no seu conteúdo, seja explorando novos formatos, seja alterando a rota dos seus textos.

As ferramentas citadas nos tópicos acima podem ajudar nessa análise. No entanto, há um software poderoso nesse sentido que é amplamente utilizado pelos profissionais: o Google Analytics. Veja abaixo como ele funciona e como usá-lo.

Google Analytics

O Google Analytics fornece dados que permitem acompanhar e medir o desempenho do seu site ou aplicativo. O GA é gratuito e oferece recursos que revelam como os usuários interagem com seu conteúdo, de onde vêm e o que fazem na sua página.

Os principais benefícios do Google Analytics são:

  • Monitoramento de tráfego. Rastreie o tráfego do seu site e veja número de visitantes, páginas que eles visitam, quanto tempo ficam no site e como chegaram lá.
  • Análise de audiência. Descubra dados sobre seu público, como localização geográfica, idade, gênero e interesses, para orientar melhor sua estratégia de conteúdo.
  • Acompanhamento de conversões. Acompanhe todas as suas conversões, como vendas, preenchimento de formulários, inscrições em newsletter e downloads de arquivos.
  • Análise de desempenho do conteúdo. Avalie a performance do seu conteúdo: páginas populares, tempo de retenção dos usuários e interação com o material.
  • Rastreamento de campanhas. Veja a performance de vários tipos de campanhas em tempo real, como PPC, email marketing e mídia social.
  • Identificação de problemas técnicos. Descubra se há páginas com problemas de carregamento ou erros de código que impedem acesso.

Gostou das dicas de ferramentas para copywriting e conteúdo? Veja mais sobre os benefícios da Copybase para a produtividade e estratégia da sua atuação como profissional ou do seu negócio.