O Instagram para Empresas, mais conhecido como Instagram for Business, é um conjunto de ferramentas que proporciona aos negócios ter um perfil comercial no Instagram, fazendo com que as empresas possam fazer anúncios na rede social e que tenham acesso a dados que vão ajudar o empreendedor a entender melhor o seu público.
Algumas das informações fornecidas incluem: idade, localização, gênero e os horários que as pessoas mais acessam o aplicativo, bem como a interação desses usuários com as publicações - impressões, alcance e engajamento.
Além do acesso aos dados, perfis comerciais também podem divulgar informações como telefone, endereço, uma pequena descrição do negócio e abrir uma loja dentro do próprio aplicativo. E é através do Instagram for Business que as publicações do perfil podem ser promovidas para alcançar mais pessoas.
Importância do Instagram para Empresas
Um relatório divulgado pela We Are Social e Hootsuite mostrou que os brasileiros passam, em média, 3h e 47 minutos nas redes sociais. O Instagram é considerado a terceira rede social mais utilizada no país, com uma base de 122 milhões de usuários.
Cerca de 40% dos adultos utilizam o Instagram de acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center. Em relação à faixa etária, 71% dos adultos entre 18 e 29 anos usam a rede social. 48% daqueles entre 30 e 49 anos são usuários.
Cerca de 38% dos entrevistados disseram que entram no Instagram várias vezes ao dia, enquanto 21% responderam que entram pelo menos uma vez ao dia.
Esses dados dão uma ideia do porquê é tão importante que a sua marca esteja no Instagram, né?
Além disso, existe uma série de vantagens para você transformar o seu perfil em uma conta de empresa. Algumas delas são:
- Alcançar seus clientes;
- Encontrar leads em potencial;
- Tornar-se uma autoridade no seu meio;
- Potencializar a imagem do seu negócio;
- Ter acesso a parcerias importantes.
Como ter um Instagram para empresas?
Para ter acesso a todos os recursos e vantagens que o Instagram para Empresas oferece, é necessário configurar o seu perfil, que precisa ter alguns requisitos mínimos.
Confira um passo a passo:
5 recursos do Instagram para Empresas
Dos diversos recursos que o Instagram para empresas disponibiliza para facilitar a experiência do usuário, existem alguns que funcionam muito melhor - e exclusivamente - para perfis comerciais. Confira a seguir.
1. Métricas para empresas no Instagram
O perfil profissional dá acesso a uma série de métricas e informações sobre quem segue você, quais publicações performam melhor que outras etc. A análise desses dados permite um planejamento mais assertivo e a criação de um conteúdo que seja mais relevante para a sua audiência.
Confira, a seguir, algumas dessas métricas:
Alcance
É o número de pessoas que viu uma publicação sua. E, para o Instagram, os usuários impactados organicamente importam muito, porque são um indicativo de que seus conteúdos são interessantes.
Também é possível alcançar mais usuários com o recurso de impulsionar uma publicação, que traz para o seu perfil o chamado tráfego pago.
Impressões
Essa métrica se refere ao número de visualizações - ou seja, quantas vezes a sua publicação foi visualizada. Quando uma pessoa vê o conteúdo mais de uma vez, esse dado também é computado. É um dado muito parecido com o alcance, e ajuda a entender se o conteúdo é tão interessante que as pessoas querem vê-lo mais de uma vez.
Visualização do perfil
O quanto as pessoas estão interessadas no que eu posto?
Essa é uma métrica parecida com as impressões, mas medindo diretamente o tráfego no seu perfil. Se as pessoas estão visualizando seu perfil, isso significa que elas estão procurando pelos conteúdos que você posta, o que se torna um indicativo da sua relevância enquanto marca.
Cliques no site
É possível medir quantas pessoas você conseguiu direcionar para o seu site, ou seja, que clicaram no link que você disponibilizou na bio ou nos stories.
Principais publicações
O recurso do Instagram para empresas sinaliza para você quais foram as publicações que geraram mais engajamento, o que pode te ajudar a ter insights na hora de fazer um novo planejamento de conteúdos.
2. Criação de anúncios
O perfil pessoal não permite a criação de anúncios, mas, ao migrar o perfil para o comercial, você tem acesso a diversos formatos para Instagram Ads, que podem ser segmentados por interesse, comportamento, dados demográficos ou direcionamentos mais específicos.
- Stories: anúncios em imagem ou vídeo;
- Foto: imagens simples que aparecem no feed do usuário;
- Vídeo: conteúdo audiovisual que também fica disponível no feed do usuário;
- Carrossel: junção de diversas imagens ou vídeos em uma única publicação no feed;
- Coleção: montagens que se expandem com um clique.
3. Gerenciamento de diversas contas em um único aparelho
Quando você trabalha com diversas empresas ou tem um negócio próprio, é comum a necessidade de precisar gerenciar diversas contas ao mesmo tempo e usando um único aparelho.
Hoje em dia, com as necessidades de autenticação de dois fatores e confirmações de login, ficar logando e deslogando de contas pode ser uma dor de cabeça. Quando se tem mais do que uma empresa, então, memorizar diversos logins pode ser impossível.
Por isso, o Instagram para empresas permite que você gerencie diversas contas sem precisar ficar fazendo login toda vez. Confira como fazer isso:
- No seu perfil, toque no ícone de três linhas e selecione “Configurações”;
- Role até o final e toque em “Adicionar conta”;
- Adicione sua outra conta inserindo o nome de usuário e senha. Pronto!
- Para alternar entre os dois perfis, toque e mantenha pressionada a sua foto de perfil na barra de navegação e veja todas as contas conectadas.
4. Agende publicações com antecedência
Existem diversas ferramentas que auxiliam no agendamento de publicações nas redes sociais, como o Mlabs. Mas o próprio Instagram permite que você programe seus posts através do computador para dias e horários determinados.
5. Instagram Shopping
O Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual dentro do seu perfil profissional. Os usuários podem explorar e comprar produtos - e o melhor, sem sair do Instagram. Além disso, as marcas conseguem marcar seus produtos nas postagens publicadas no feed.
5 dicas para impulsionar o seu perfil profissional
Com tantos recursos disponíveis, é importante você saber direcionar a sua estratégia. Por isso, separamos algumas dicas para você se atentar ao fazer o planejamento do seu calendário de publicações.