Após a viralização do ChatGPT na criação de conteúdo em texto, casos de imagens hiper-realistas que se passam por fotografias reais começam a mostrar o poder de sistemas inteligentes também na produção de conteúdo visual. Se você se pergunta como criar imagens com inteligência artificial e quer entender melhor esse processo, está no artigo certo.

O potencial da IA na criação de conteúdo de qualidade pode beneficiar muitos setores e indústrias, inclusive no marketing digital. Neste artigo, vamos explorar as melhores ferramentas para geração de imagens, entender suas possibilidades de aplicação e ensinar técnicas que vão facilitar o uso da inteligência artificial a seu favor. 

Índice

  • Quais são e como funcionam as ferramentas que criam imagens com inteligência artificial
  • Um pouco do que dá pra fazer: o papa é pop, Trump preso e outros
  • DALL-E mostra ao mercado como criar imagens com inteligência artificial 
  • Stable Diffusion e a geração de imagens direto no smartphone
  • Midjourney e as fake news
  • Canva: IA a serviço do design gráfico
  • Lensa: como criar imagens com inteligência artificial e ter seu próprio avatar mágico

Quais são e como funcionam as ferramentas que criam imagens com inteligência artificial?

Imagem criada pela MidJourney

Os softwares mais usados para geração de imagens por IA são MidJourney, Stable Diffusion, DALL-E, Lensa e Canva. Os apps são utilizados para os mais diversos fins de conteúdo visual, como fotos, pinturas, desenhos e peças gráficas. Para quem tem o objetivo de otimizar o dia a dia sem perder na qualidade, a solução é perfeita, já que consegue criar conteúdo em larga escala rapidamente.

Essas imagens são desenvolvidas por meio de algoritmos que reconhecem e sintetizam padrões de fotos e ilustrações. A técnica por trás do processo é o aprendizado de máquina, o que envolve um modelo de rede neural treinado a partir de um grande conjunto de dados de outras imagens.

O modelo de inteligência artificial aprende a gerar imagens semelhantes aos exemplos da sua base de dados. Outra possibilidade é a personalização e manipulação de imagens existentes, como variações da cena ou mudança de cores e formas. 

Veja no vídeo abaixo o que é e como funciona o machine learning.

O processo para solicitar uma imagem geralmente envolve os seguintes passos:

  • Escolha a melhor ferramenta pro seu objetivo. Existem muitas IAs criadoras de imagens. Cada uma tem funções diferentes e atende a necessidades distintas. Vamos listar as melhores opções neste artigo, mas considere esses fatores antes de escolher o app para o seu negócio;
  • Defina os parâmetros de entrada. Quase todas essas ferramentas pedem que o usuário forneça alguma informação para gerar a imagem. A IA pode solicitar dados como tamanho, categoria e outras características relevantes;
  • Aguarde a execução do algoritmo. Após fornecer todos os parâmetros de entrada para a máquina, aguarde a geração da imagem.
  • Refine o resultado. Avalie a imagem criada e, se necessário, peça ajustes à máquina ou faça refinamentos com as ferramentas de edição de plataforma.

Na maioria dos softwares, a descrição do pedido é feita em texto, sendo necessário adicionar todos os detalhes que você puder. Além de estilo e tamanho, como já mencionado, descreva detalhadamente a cena ou figura, traços específicos etc.

Muitas ferramentas criam conteúdo tão realista que confunde o ser humano. Confira, no próximo tópico, casos que viralizaram na web e enganaram até mesmo os jornais.

Um pouco do que dá pra fazer: o papa é pop, Trump preso e outros

O flagra do papa Francisco vestindo um casaco do estilo puffer viralizou nas redes sociais e virou destaque em veículos de notícias de todo o mundo. Enquanto os jornalistas tentavam descobrir se o pontífice estava sendo assessorado pelo figurinista Filippo Sorcinelli para ser mais fashion, o construtor civil norte-americano Pablo Xavier ensinava ao mundo como criar imagens com inteligência artificial que enganam os olhos mais apurados para a estética.

Papa Francisco levou internet à loucura com casaco estiloso e óculos escuros

O jovem de 30 anos é artista nas horas vagas e resolveu testar a capacidade da IA do MidJourney de gerar imagens hiper-realistas. Sua tentativa deu certo: a fotografia do papa rodou o mundo como se fosse um clique real. Xavier logo desfez o mal-entendido, e outras imagens, com poses menos possíveis para o pontífice, foram divulgadas.

O experimento do artista também criou cenas com outras celebridades vestidas com roupas de streetwear, como Donald Trump e Joe Biden. O desenvolvimento foi feito a partir de comandos de descrição em texto.

Não demorou muito, e dias depois, cenas também super-realistas de uma suposta prisão do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump inundaram a web. Os cliques - que mostravam o político resistindo à prisão, correndo dos policiais e sendo contido - foram gerados no mesmo software.

Fake news de prisão de Trump ganhou espaço nas redes

Se esses casos foram por pura diversão e experimentação dos internautas, o de Duncan Thomsen tinha um propósito educacional: fazer os estudantes viajarem no tempo e entender a história por meio da criação de imagens por IA. O cineasta britânico recriou alguns momentos históricos importantes pelo ângulo da selfie. Cleópatra, Rainha Elizabeth I e até Jesus aparecem segurando a câmera e registrando cenas com quem estava ao seu redor. Na Santa Ceia, Jesus posa feliz com seus discípulos antes de ser traído por Judas.

Imagens fazem uma viagem pelo tempo de um jeito lúdico e divertido

Entusiasta da inteligência artificial, Thomsen disse que o aprendizado nas escolas poderia se tornar muito mais divertido. Se ampliarmos para todos os setores e indústria, a ferramenta é poderosa e pode ajudar inúmeros profissionais, especialmente os que atuam com marketing digital.

Mas o cineasta não achou a tarefa tão simples assim. Segundo ele, o desenvolvimento demanda uma descrição em texto muito detalhada e precisa para chegar ao resultado final desejado. É o que veremos a seguir. 

Dall-E mostra ao mercado como criar imagens com inteligência artificial

Desenvolvido pela mesma empresa do Chat, a OpenIA, o DALL-E é uma ferramenta de inteligência artificial que vem revolucionando a criação de imagens personalizadas e realistas. O sistema já está sendo integrado pela Microsoft, que pretende usá-lo no navegador Edge e no motor de busca Novo Bing.

A ferramenta gera as imagens a partir de descrições textuais. Ao usar técnicas avançadas de aprendizado de máquina, ela é capaz de entender solicitações complexas que seriam difíceis ou até impossíveis nos métodos humanos tradicionais. 

Por conseguir criar imagens novas, o Dall-E permite que você deixe a imaginação voar alto, solicitando desde um grande elefante roxo com listras de zebra solto em Paris até Napoleão tomando um cappuccino em Nova York com Jesus. Não há limites para a plataforma.

Com isso, você consegue imagens personalizadas de forma ágil que podem otimizar seu tempo e recursos na rotina do trabalho. A dica é não poupar na complexidade do seu pedido, passando por cor, textura, forma, iluminação etc.

Veja as principais aplicações do Dall-E:

  • Publicidade e marketing. Criação de imagens personalizadas para campanhas publicitárias e de marketing de acordo com a marca, mensagem e objetivo;
  • Design de produtos. Geração de imagens de produtos em 3D realistas antes mesmo de produzi-los, economizando tempo e dinheiro;
  • Entretenimento. Produção de filmes, programas de TV e jogos;
  • Arte. Uso por artistas para criar imagens únicas e personalizadas, com novas possibilidades criativas;
  • E-commerce. Criação de imagens realistas e atrativas de produtos para lojas online.

Ao passo que essa tecnologia avançar, novos tipos de aplicações vão surgir. Se você busca inovação e criatividade, vale a pena testar o Dall-e como seu novo braço direito.

Stable Diffusion e a geração de imagens direto no smartphone

O Stable Diffusion chamou atenção da mídia e do público de tecnologia quando foi capaz de rodar num smartphone e gerar uma imagem por inteligência artificial em 15 segundos. O gatinho fofo usando armadura rodou a Internet. Até então, essas ferramentas só funcionavam bem nos computadores devido a questões técnicas. 

Além de imagens, a ferramenta também cria áudio e texto e vem sendo incorporada por empresas de tecnologia, como a OpenAI, para aplicações em diferentes setores.

O Stable Diffusion usa a difusão probabilística no desenvolvimento do conteúdo. A técnica envolve as etapas de treinamento e geração de amostras. Na primeira, um modelo gerativo é treinado em um grande conjunto de dados por meio de aprendizado supervisionado. Assim, ele aprende a minimizar a diferença entre os resultados gerados e as entradas que abastecem o banco de dados.

Em seguida, o Stable Diffusion cria novas amostras. Cada nova amostra é gerada com base na distribuição de probabilidade da amostra anterior. Nesse processo, a IA se torna capaz de produzir resultados mais precisos e realistas.

Você pode solicitar as imagens por descrição textual ou por inserção de imagens de referência. Isso torna o sistema poderoso na criação de arte, design e publicidade.

Um exemplo de como criar imagens com inteligência artificial no Stable Diffusion é na geração de rostos humanos.O modelo captura detalhes sutis, como forma dos olhos, nariz e boca, além de rugas e marcas faciais. Outra aplicação é na produção de imagens de objetos e cenas do mundo real. 

A plataforma trabalha com boas resoluções, de até 1024x1024 pixels ou mais, sem perder em qualidade ou nitidez.

MidJourney e as fakes news

Como já relatado em tópico anterior, o Midjourney foi o escolhido por muitos usuários que desejavam brincar com a realidade e acabaram confundindo o mundo, como nos casos da foto fashion do papa e da cena da prisão de Trump. 

A IA funciona dentro do aplicativo Discord, em um canal específico, e era gratuito até pouco tempo. Mas com as imagens que acabaram virando fake news, o CEO da companhia, David Holz, tomou uma decisão. Para evitar incidentes novos, a empresa encerrou o período de teste gratuito e agora cobra US$ 10 por mês de assinatura.

O Midjourney pertence a um laboratório de pesquisa de mesmo nome. Ele usa algoritmos sofisticados para gerar imagens a partir de descrições textuais ou palavras-chave. O software já está na quarta geração.

O funcionamento é bem simples: basta digitar palavras-chaves ou uma descrição. Fica a seu critério ser mais específico com parâmetros da imagem, tamanho, qualidade, estilo etc. A lógica por trás do sistema é a mesma do Dall-E, mas as imagens são mais realistas e reproduzem variados estilos de arte.

Assim, a ferramenta abre mais espaço para o criativo e o abstrato do que seu concorrente, que é muito mais fiel à descrição fornecida ao usuário.

Canva: IA a serviço do design gráfico

A famosa plataforma de design gráfico online já soma mais de 125 milhões de usuários por mês. De um software para designers gráficos, a ferramenta escalou para uma plataforma com um conjunto de ferramentas para equipes de trabalho. Além de modelos prontos para os mais variados modelos de conteúdo visual, o Canva conta com documentos colaborativos, quadros brancos virtuais e criação de sites. 

A estratégia de negócio funcionou, já que hoje mais de seis milhões de equipes utilizam o app, incluindo grandes empresas, como Zoom, American Airlines e Salesforce. Com os recursos de IA anunciados recentemente, sob o nome Magic, os usuários ganharam novas possibilidades:

  • Magic Design: criação de modelos de design personalizados com base em uma imagem ou estilo;
  • Magic Presentation: geração de apresentações em slides a partir de comandos;
  • Magic Write: produção de textos a partir das orientações dos usuários.

Fundada em 2012, na Austrália, a plataforma é usada por pequenas empresas, startups, organizações sem fins lucrativos, profissionais de marketing, designers, criadores de conteúdo e grandes companhias.

Essa maleabilidade do aplicativo se dá porque oferece uma variedade de recursos dentro da própria plataforma, como fontes, cores e efeitos de imagem. Também permite que os usuários façam upload das imagens para uso nos materiais, que se tornam únicos e exclusivos. Projetada para ser intuitiva e simples, oferece tutoriais e guias para ajudar os usuários a aprender e aprimorar suas habilidades em design gráfico.

Além da versão gratuita, o app tem planos pagos, com recursos adicionais, como fontes premium e a possibilidade de cocriar em equipe.

Gerador de imagens por IA

A ferramenta de criação de artes do Canva conta com a geração de imagens a partir de descrições textuais por meio da inteligência artificial. A funcionalidade é uma integração com a Stable Diffusion e está disponível a todos os usuários.

Veja como usar:

  1. Acesse o Canva pelo app ou navegador
  2. Crie um design do zero, escolha um template ou selecione um design em que esteja trabalhando
  3. Clique na função Text to Image, na parte inferior da tela (em smartphones) ou na lateral (na web). 
  4. Descreva a imagem que deseja na caixa de texto
  5. Escolha opções de estilo, entre surpresa, foto, desenho, 3D, pintura, padrão e arte conceitual
  6. Veja as quatro imagens geradas a partir do seu comando
  7. Escolha a imagem gostar e aplique no design

O Canva dá um limite de 100 imagens por dia no recurso. Você também pode aprimorar a imagem com o editor de fotos integrado, ajustando elementos da imagem, alterando o foco e aplicando filtros.

Lensa: como criar imagens com inteligência artificial e ter seu próprio avatar mágico

Lensa cria avatares realistas a partir do upload de fotos dos usuários

O Lensa virou febre na web ao criar avatares artísticos de vários estilos. O app usa a inteligência artificial do Stable Diffusion e gera os resultados a partir das imagens que o próprio usuário envia.

O software pertence à Prisma Labs, especializada em tecnologia de imagem e IA. Ele está disponível para download em smartphones e é amplamente utilizado por fotógrafos, designers gráficos e influenciadores digitais.

O funcionamento se dá por algoritmos de aprendizado profundo. O aplicativo processa as imagens em tempo real e aplica efeitos e filtros com alta precisão. 

Algumas das possibilidades de uso do Lensa são:

  • Reconhecimento de rostos e aplicação de correções de pele
  • Suavização de rugas 
  • Ajustes estéticos
  • Correção de olhos vermelhos
  • Ajustes de brilho, contraste, saturação e matiz
  • Adição de filtros de cores
  • Desfoque do fundo da imagem 
  • Efeitos de luz e sombra 

É possível regular a intensidade dos efeitos e filtros, além de exportar as imagens para outros programas de edição, como Adobe Photoshop e Lightroom, para edição mais avançada. 

Apesar de focar em imagens humanas, o app também pode ser utilizado em imagens de paisagem e arquitetura, melhorando a exposição, ajustando cores e temperatura e destacando detalhes importantes.

Mas a grande estrela, com certeza, é a funcionalidade Magic Avatar, ou Avatares Mágicos, em português. O recurso digitaliza fotos de pessoas com qualidade gráfica de videogame. 

Veja como criar imagens de inteligência artificial com o Lensa e ter avatares mágicos:

  1. Baixe o app no seu dispositivo móvel
  2. Aperte no ícone Magic Avatars, no canto superior esquerdo
  3. Toque em Try now
  4. Clique em Continue e concorde com os termos de uso e com a política de privacidade 
  5. Selecione de 10 a 20 fotos
  6. Envie as imagens
  7. Selecione seu gênero
  8. Escolha quantos avatares deseja (50, 100 ou 200) e pague pelo serviço
  9. Acesse seus avatares 

Apesar de a função dos avatares ser paga, o editor de fotos do Lensa é gratuito para até três fotos por dia.

Curtiu as dicas de como criar imagens com inteligência artificial? Descubra os benefícios da IA para a produtividade e estratégia na Copybase.