"A gente tinha aí um escopo, um tempo médio, desde o início do planejamento até a entrega para o cliente, em média, sete dias para toda essa cadeia. Falando de todos os clientes, hoje a gente consegue fazer todo esse caminho em apenas três dias, porque em um único dia a gente já consegue fazer todo esse calendário editorial e também já desenvolver esses conteúdos com o auxílio da ferramenta.”
A On Box é uma agência de pequeno porte, e conta com uma equipe enxuta de colaboradores, atendendo a uma carteira de clientes que buscam soluções para impulsionar suas estratégias online, sendo o principal foco a performance, porém também atuam com gestão de mídias sociais para clientes seletos
Em uma agência de pequeno porte, como a On Box, os desafios são relacionados à profissionalização do negócio e o crescimento de maneira saudável e estruturada. E foi essa necessidade de profissionalizar a empresa, e embarcar de cabeça no marketing digital fez com que Domilson procurasse ferramentas que pudessem o auxiliar nessa jornada.
A minha esposa fundou a agência e só quando eu comecei a atuar mais precisamente na empresa, que decidimos focar na estruturação e no crescimento, para sair do amadorismo e tentar mostrar uma empresa mais profissional. Então, começamos a fazer esse movimento um pouco mais comercial e estratégico, buscando ferramentas, parcerias e métodos para que a gente consiga ter estrutura de escalar e conseguir entregar melhores serviços para os nossos clientes e ainda mais serviços.” Ele conta.
Para Domilson, a dificuldade em produzir conteúdo de qualidade em tempo hábil e manter a qualidade dos serviços prestados eram os principais obstáculos que os impediam de crescer no ritmo desejado. Segundo ele, “Independente do tamanho da empresa, a gente sempre busca crescimento e para isso precisamos de estrutura e mão de obra. Não basta apenas trazer clientes, precisamos ter capacidade de atender os clientes que vão estar entrando. E esse é um dos principais desafios para agências que estão começando.”
Como uma agência que busca em primeiro lugar se estruturar, a falta de recursos ou de orçamento pode ser um impeditivo para fazê-la chegar a lugares mais altos.
“Você não tem muito recurso e não consegue contratar um funcionário fixo. Em vias normais, uma pessoa para ter um resultado bom, uma qualidade aceitável, ela fará a gestão de cinco clientes, para fazer algo com calma e uma entrega com qualidade.” Domilson expressa a preocupação.
Na busca por ferramentas para aprimorar esses processos, a descoberta da Baseworks surgiu como um divisor de águas, principalmente pelo fato da plataforma já ser imersa no “universo do marketing”, como ele cita abaixo:
Quando eu conheci as possibilidades da Baseworks, eu percebi que consigo capacitar o meu profissional para ele conseguir ter uma produtividade três vezes maior do que ele poderia fazer em ‘situações normais’, digamos assim. E algo super positivo é porque a plataforma já é configurada para o nosso universo de marketing.”
Ele também cita a disseminação da inteligência artificial como um movimento que vem crescendo e também auxiliando as agências a se tornarem mais tecnológicas e atualizadas, porém com os concorrentes, os colaboradores sentiam falta de conteúdo personalizado para o nicho e persona dos clientes.
“Antes, nós utilizavamos o chat GPT 4.0, mas a gente acabava não tendo um resultado tão bom, porque precisa de uma capacidade maior para você configurar o prompt para conseguir fazer ele entender o que a gente quer de fato. Então ficava algo muito superficial, mesmo sendo pago.” Ele confidencia.
Com toda a estrutura apresentada pela Baseworks através dos modelos pré-treinados e treinamento da IA, o conteúdo consegue ser entregue com mais qualidade e em menos tempo.
“A gente não tinha tempo para se especializar em como criar os prompts e tempo é dinheiro, literalmente. Então, a Baseworks, entrou para facilitar, porque a plataforma, na parte dos modelos por exemplo, já está 50% meio pronta. A gente só precisa imputar os outros 50%.”
A implementação da Baseworks resultou em uma redução no tempo de produção de conteúdo, sem sacrificar a qualidade. Por conta da facilidade de uso e recursos variados, o fluxo de trabalho da Agência foi transformado, o tempo de produção de conteúdo, por exemplo, foi reduzido de uma semana para apenas três dias, e a quantidade de alterações necessárias diminuiu consideravelmente. Domilson relatou:
“Antes, tínhamos um tempo médio, desde o início do planejamento até a entrega para o cliente de sete dias. Hoje a gente consegue fazer esse caminho em apenas três dias. Em um dia eu faço toda a parte de desenvolvimento de conteúdo e já envio para a área de design, que é um pouco mais demorado, então eles têm dois dias. E com esses três dias já conseguimos atender e enviar para o cliente somente para aprovação.”
Houve também uma percepção de redução da quantidade de alterações por conta da assertividade da Baseworks em relação a informações corretas ao público certo.
“Eu não vou ter o número exato, mas reduziu significativamente a quantidade de alterações. Já que ela consegue ser bem mais assertiva dependendo do assunto que a gente vai abordar. E também um ponto que demandava bastante tempo, que era uma parte de pesquisa sobre aquele assunto para entendermos como é que funcionava. Toda essa pesquisa que antes era de forma manual.” Ele cita.
Domilson enfatiza que a ferramenta não substitui os colaboradores, mas os capacita para entregar um trabalho de maior qualidade e produtividade. Para ele a chave para o sucesso não está apenas em adotar novas ferramentas, mas em integrá-las de maneira a complementar e enriquecer o trabalho humano, garantindo serviços de maior valor aos clientes.
“É uma ferramenta que vai conseguir proporcionar uma capacidade e uma qualidade melhor para os seus colaboradores, não no sentido somente de aumentar a produtividade deles, mas aumentar a qualidade dos serviços que aquele colaborador e, consequentemente, a empresa vai conseguir entregar para os clientes.” Ele finaliza.