"Esse ganho de eficiência aumentou a capacidade de absorção de clientes por um mesmo copywriter. Consequentemente, afetou a margem operacional, permitindo um volume maior de clientes e um aumento no MRR sem necessidade de aumentar a equipe."
A V4 Colli&Co é a maior unidade franqueada da rede de assessoria de marketing V4 Company. Com uma receita recorrente mensal de R$ 1,5 milhões, a unidade atende empresas de todos os portes.
Atualmente, o time é dividido em equipes que assessoram pequenas e médias empresas e outras exclusivas para as contas-chave. No total, a V4 Colli&Co possui mais de 170 pessoas envolvidas entre operações e escritório.
Com a Baseworks, eles conseguiram aumentar a produtividade e os copywriters, que antes estavam 100% focados no operacional, agora estão mais próximos do atendimento, atuando mais estrategicamente e sendo mais analíticos nos projetos, fato que é percebido pelos clientes.
A dificuldade de conseguir manter um volume que atenda à quantidade de projetos e garantir uma alta qualidade para ser eficiente em cada um dos diversos nichos é o primeiro gargalo no processo de prestação de serviços de marketing digital.
E com a V4 Colli&Co não foi diferente. O número de demandas textuais para um mesmo cliente é alto e há apenas uma pessoa na equipe de criação para executar essa função. Além disso, outro fator importante para a assessoria é a necessidade de atender clientes de diferentes segmentos e mudar o foco constantemente.
Assim, eles perceberam que era necessário otimizar o processo, tanto no onboarding dos clientes e desenvolvimento das primeiras peças, quanto na fase de continuidade das entregas. Neste período, a principal solução era conseguir otimizar o que já existia de conteúdo produzido para ser mais eficientes.
A integração do time com os clientes também era uma preocupação da unidade. Por muito tempo, copywriters e gestores de tráfego da V4 Colli&Co não participavam das reuniões com clientes devido à necessidade de estarem sempre produzindo e, por várias vezes, com o backlog apertado.
Isso fazia com que eles ficassem muito operacionais e não conseguissem contribuir de forma estratégica dentro dos projetos. Sendo assim, era necessário desenvolver um backlog que atendesse, tanto em volume quanto em qualidade, e permitisse que esses profissionais tivessem tempo para uma participação mais analítica dos projetos. E isso foi possível após a implementação da Baseworks!
O primeiro grande impacto percebido foi a Baseworks se tornar uma parceira do copywriter durante o processo de onboarding dos clientes, garantindo que todas as informações fossem aproveitadas na produção dos copies através do treinamento da inteligência artificial.
Depois que o onboarding é concluído e o copywriter tem essa base de informações para treinar a IA, todo o processo criativo é feito de conexões e referências dentro da própria Baseworks, resultando em mais eficiência e menos perda de dados.
Esse ganho de eficiência com a Baseworks aumentou a capacidade de absorção de clientes por um mesmo copywriter na V4 Colli&Co. Consequentemente, afetou a margem operacional, permitindo um volume maior de clientes e um aumento no MRR sem necessidade de aumentar a equipe.
Antes da Baseworks, um copywriter pleno da unidade era capaz de produzir em torno de 25 peças por cliente, o que corresponde a 250 peças produzidas por mês. Após a implementação da nossa ferramenta, o time percebeu um ganho de eficiência de 30% nas produções, ultrapassando 320 peças produzidas e quase 20 clientes atendidos por copywriter.
Isso resultou em uma equipe mais estratégica e autogerenciável, permitindo ao gestor focar em crescer a unidade e desenvolver novos produtos e serviços. Foi possível, ainda, projetar um aumento de clientes sem expandir a equipe atual, auxiliando na manutenção da margem operacional. Ou seja, a Baseworks permite um volume maior de clientes e um aumento no MRR com a mesma equipe.
Segundo o sócio executivo e diretor de operações da unidade, Gustavo, "quando falamos do GPT, ou qualquer uma de suas versões, estamos falando de um ambiente mais generalista. Porém, quando observamos a Baseworks, vemos que a diferença central é que temos um processo de marketing bem definido através do treinamento da IA!”
Depois do treinamento da IA, o fluxo de entrega e as aprovações mais ágeis, com menos ou quase nenhuma necessidade de edição, foram outro grande ganho para a assessoria de marketing. Gustavo explica que ter “uma ferramenta que entende o fluxo de entrega para cada cliente, armazena as informações desde o início no onboarding, faz inputs e extrai mais output ao longo do fluxo de entrega, analisa o que foi entregue para produzir mais a partir disso, torna tudo mais fácil."
Gustavo reforça que "se você é um profissional de marketing, seja um copywriter ou um gestor de equipes, a Baseworks é uma ferramenta completa que pode te ajudar a garantir eficiência e qualidade. Isso, consequentemente, aumenta a capacidade de aumentar o ticket médio, pois estamos gerando mais valor, e também aumenta a possibilidade de alocar mais projetos nas mãos desses mesmos profissionais, gerando mais receita."