"Eles levavam, em média, de 30 min a 1h30 para a produção de conteúdo SEO para blog. Usando a Baseworks, eu consigo fazer em 15 minutos. (...) Nossos preços aqui da agência são todos focados em custo por hora. Então, eu faço um orçamento baseado na quantidade de horas, e quanto mais eu conseguir otimizar esse tempo, maior a minha lucratividade vai ser.“
A Oxigenweb é uma agência de publicidade com 15 anos de experiência no mercado, sediada no interior de São Paulo, mais precisamente em Presidente Prudente. A agência se destaca por possuir departamentos de marketing e tecnologia, sendo este último reconhecido nacionalmente por seu trabalho no desenvolvimento de sites e aplicativos. Atualmente, a equipe é composta por quase 40 profissionais distribuídos em diversos departamentos, incluindo atendimento, redatores, criativos, planejamento, gerenciamento de conteúdo e SEO.
No mercado há 15 anos, a Oxigenweb enfrentava desafios comuns a muitas outras no setor. A busca constante por escalabilidade e lucratividade em um modelo de negócio tradicionalmente não escalável, como prestação de serviço, era um grande desafio para ela. Mauricio, CEO da agência, buscava maneiras de otimizar processos para aumentar a produtividade sem sacrificar a qualidade do trabalho entregue aos clientes.
“Todo mundo que tem uma agência busca ser mais lucrativo e ter um negócio um pouco mais escalável, né? Porque a agência não é muito escalável. Então, quando entra uma conta grande, você precisa aumentar o time e assim vai. Então, a gente sempre busca poder otimizar os processos e deixar a coisa mais escalável, no caso.” Afirma, Maurício.
Para ele, a solução veio através da implementação da Baseworks. Maurício conheceu a plataforma em um evento e percebeu imediatamente seu potencial para ajudar. Já que a Baseworks oferece muitas features especializadas em demandas de marketing, como o chat inteligente e o gerador de artigo, que se encaixavam perfeitamente nas necessidades de otimização de processos e melhoria da eficiência da agência.
A utilização da Baseworks resultou em melhorias significativas na produtividade e na qualidade do trabalho da Oxigenweb. Segundo Maurício, “Melhorou a produtividade, melhorou a qualidade e, consequentemente, a nossa lucratividade também”. Já que o tempo de produção de conteúdo SEO, por exemplo, foi reduzido de uma média de uma hora e meia para apenas 15 minutos, permitindo-lhe direcionar mais atenção e recursos para outros projetos e clientes. Como a cobrança da agência é feita por horas, isso impacta diretamente na lucratividade dela.
“Nossos preços aqui da agência são todos focados em custo por hora. Eu faço um orçamento baseado em quantidade de horas, então quanto mais eu conseguir otimizar esse tempo, maior a minha lucratividade vai ser.”, ele complementa.
Além disso, a ferramenta ajudou a agência a focar mais no seu marketing interno, algo que havia sido negligenciado, apesar de ser uma agência com grande expertise em conteúdo para terceiros. Conseguiram, assim, atualizar seu site e criar conteúdos ricos como webinars e e-books com uma eficiência notavelmente maior. “Outro case também é que, graças à ferramenta, conseguimos otimizar o tempo para fazer coisas que eu tinha planejado ano passado, como a criação de webinar e criação de mais conteúdos ricos para a nossa agência. Tínhamos um site, com 15 anos de empresa, a gente já fez site para grandes empresas nacionais, mas o nosso site estava há quatro anos desatualizado.” Maurício ressalta.
A experiência com a Baseworks ensinou à agência a importância de estar aberta à inovação e à adoção de novas tecnologias para solucionar problemas antigos. A resistência inicial, especialmente no que diz respeito à adoção de inteligência artificial na criação de conteúdo, foi superada ao perceberem que a tecnologia não veio para substituir o talento humano, mas sim para potencializá-lo, permitindo ao time focar em estratégias mais complexas e criativas.
Para agências de publicidade que buscam aumentar sua lucratividade e produtividade, Maurício destaca que a Baseworks se revela não apenas como uma ferramenta, mas como um parceiro estratégico essencial.
“A Baseworks é uma ferramenta extremamente importante para a agência, pois é focada para isso. Com os projetos, você otimiza esse tempo de você não ter que ficar explicando para a ferramenta o que você quer. Ela é essencial para quem tem uma agência de publicidade que sempre sonhou em ter maior aumento de produtividade e, consequentemente, lucratividade através de um negócio escalável. Acho que a ferramenta Baseworks é essencial para você conseguir atingir esse objetivo de ser mais lucrativo.”