Tráfego pago: o que é, as principais ferramentas e um guia completo
Tráfego pago é o fluxo de visitas em um site gerado a partir de publicidade online - seja através de mecanismo de busca como o Google, redes sociais como Instagram ou portais de conteúdo
No marketing digital focado em e-commerce, um dos principais objetivos é ter um alto volume de tráfego, que nada mais é do que o fluxo de acessos de usuários no seu site ou redes sociais.
Esse tráfego aumenta a visibilidade do seu negócio e, quando as pessoas entram em seu site e encontram o que buscaram, tornam-se clientes - ou leads - em potencial.
Porém, o número de domínios online cresce mais a cada dia, e é preciso encontrar formas de se destacar e é aí que entra o tráfego pago!
Neste guia algumas questões importantes sobre essa estratégia de marketing serão respondidas:
- O que é tráfego pago?
- Qual a diferença entre ele e o tráfego orgânico?
- Como eu sei qual eu preciso?
- Por que eu preciso investir em tráfego pago?
Dos diferentes canais possíveis de serem utilizados para a aquisição de clientes, apenas quatro são considerados verdadeiramente escaláveis. São eles:
- SEO;
- Anúncios online (o tráfego pago);
- Promoções;
- Viralização de algum produto.
Todos esses canais cumprem três pré-requisitos, sendo eles: serem escaláveis; terem um bom retorno de investimento (ROI); e permitir que você faça a segmentação correta da audiência.
Os canais só são capazes de levar um produto para todos os estágios de crescimento se os três critérios citados forem cumpridos. Além disso, é possível mapear os canais de aquisição de cliente em um gráfico que mensura a escalabilidade ao longo do tempo em conjunto com o tempo de ROI.
No SEO, nos anúncios online, nas promoções e na viralização de algum produto, apesar de terem diferenças no tempo em que dão retorno sobre o investimento feito, escalam praticamente da mesma maneira. É possível notar isso no gráfico produzido por Kevin Indig:
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é toda a audiência que chega no seu site após clicar em algum anúncio feito em uma plataforma de mecanismo de busca, redes sociais ou outros sites.
As principais plataformas responsáveis por tráfego pago, hoje, são:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Linkedin Ads;
- Native Ads;
- Bing Ads;
- Tik Tok Ads;
- Taboola;
- Pinterest Ads.
A ferramenta do Google, contudo, é a mais conhecida e a mais utilizada de todas elas - não à toa, visto que é o mecanismo de busca mais usado do mundo. Segundo pesquisa, o Brasil é o segundo país que mais utiliza o Google no mundo, visto que 92,58% da população utiliza o sistema.
O tráfego pago funciona de maneira simples. Quando você faz uma busca no Google, é comum se deparar com a tag "Anúncio" antes da URL. Esse recurso faz com que as páginas do seu site apareçam nas primeiras colocações de um resultado de buscas.
Portanto, você paga para que seu site apareça para as pessoas quando elas procuram por termos específicos relacionados ao seu negócio: é uma chance de se destacar!
Investir em tráfego pago é a forma mais rápida de crescer na internet. Porém, essa solução não pode ser pensada como algo que vai fazer suas vendas aumentarem magicamente.
Como tudo que envolve o marketing digital, é necessário ter um planejamento estratégico. O principal objetivo do tráfego pago deve ser atrair usuários para páginas, perfis ou ofertas relevantes, mas é preciso garantir uma boa taxa de retenção para fazer com que o algoritmo entenda a relevância do seu site.
Uma boa estratégia de tráfego pago pode envolver diferentes canais, com tipos de comunicação variados, para atingir o público da melhor forma e no momento certo. Isso porque os anúncios criados nada mais são do que um tipo de propaganda virtual.
Por que investir em tráfego pago?
Apesar da estratégia ideal exigir o uso de técnicas para aumentar o fluxo orgânico de acessos aliadas à mídia paga, existem algumas situações que você pode enfrentar no seu negócio que se inclinam à utilização de tráfego pago isoladamente.
Por exemplo:
- Não ter nenhum membro da equipe especializado em marketing digital;
- Ter criado o site há pouco tempo;
- Querer gerar, de forma rápida, reconhecimento de marca;
- Ainda não ter recursos para estudar e aplicar estratégias de SEO na criação de conteúdo.
As vantagens para o seu e-commerce são variadas, e a pergunta que não quer calar continua: vale a pena investir em tráfego pago?
Não há uma resposta exata. Se o investimento financeiro estiver aliado com práticas estratégicas, análise de resultados e utilizações específicas, a chance de você conseguir ótimos resultados é altíssima.
Portanto, é importante conferir quais são as vantagens conquistadas com essa técnica de anúncio.
Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença?
A diferença básica entre o tráfego pago e o orgânico é o tipo de investimento necessário em cada um. O pago é autoexplicativo, enquanto o orgânico depende que tempo e mão de obra sejam investidos, visto que está relacionado com técnicas de criação de conteúdo e marketing digital.
Na tabela a seguir, você confere todas as diferenças entre essas duas estratégias.
Por que investir em tráfego pago?
A estratégia ideal exige o uso de técnicas tanto de tráfego orgânico como de tráfego pago, porém, existem algumas situações que você pode enfrentar no seu negócio que se inclinam à utilização de mídia paga isoladamente.
Por exemplo:
- Ter criado o site há pouco tempo;
- Querer gerar, de forma rápida, reconhecimento de marca;
- Ainda não ter recursos para estudar e aplicar estratégias de SEO na criação de conteúdo.
As vantagens para o seu e-commerce são variadas, e a pergunta que não quer calar continua: vale a pena investir em tráfego pago?
A resposta é sim, com certeza, para a maioria dos casos. Se o investimento financeiro estiver aliado a um planejamento estratégico, análise de resultados e utilizações específicas, a chance de você conseguir ótimos resultados é altíssima.
Portanto, é importante conferir quais são as vantagens conquistadas com o tráfego pago:
Tráfego pago para e-commerce
Para uma estratégia de tráfego pago funcionar em um e-commerce é necessário fazer uma segmentação de público-alvo para direcionar os anúncios para pessoas que possam interessar-se pelos produtos oferecidos e comprá-los com o empurrãozinho certo.
Cada público-alvo pode ser encontrado em um canal diferente. Portanto, esse estudo prévio de persona é necessário para traçar se este cliente potencial está no Facebook, por exemplo, no Instagram, no Linkedin... cada rede social tem particularidades específicas que podem ser utilizadas a favor do seu e-commerce.
E é importante reforçar esta informação quantas vezes for necessário: o tráfego pago precisa de estratégia! De nada adianta investir dinheiro com ele sem entender as dores do público-alvo que se deseja atingir.
Nós separamos algumas dicas na hora de planejar os anúncios para o seu e-commerce.
Falar o que o público quer ouvir
Parece fácil na teoria, mas é algo muito difícil de se colocar em prática.
É preciso entender as dores do público para entender exatamente o que precisa ser dito e qual a segmentação que deverá ser feita para cada anúncio publicado.
Ética em primeiro lugar!
Ser transparente com o usuário é algo mandatório quando se trata de mídia paga.
Fazer anúncios milagrosos, dúbios ou que não cumprem a promessa apenas para gerar cliques apenas irá contribuir para o aumento da taxa de rejeição, o que compromete todo o desempenho do site.
Remarketing
Remarketing é uma estratégia que consiste em refazer o marketing para o mesmo cliente em potencial, exibindo anúncios para quem já teve contato com a marca antes. O remarketing é feito através de campanhas de e-mail.
As campanhas podem ser construídas para que, se um usuário seja previamente impactado e se mostre interessado pela sua marca, novos anúncios sejam redirecionados com propostas mais atrativas com base na sua jornada de compra.
O remarketing serve para manter seu e-commerce no radar de pessoas que já interagiram com ele, o que tende a direcionar o usuário para uma tomada de decisão mais facilmente.
Se utilizado de maneira estratégica e não excessiva, o remarketing pode ser um ótimo aliado na retenção de clientes. Essa repetição de ideias e conceitos é capaz de tornar a mensagem poderosa e persuasiva, como se a ideia passasse ao usuário "por osmose".
Copies estratégicos para o público-alvo correto
Com o estudo prévio de público-alvo, é possível determinar informações como a faixa etária do público que se interessa pela marca, os gêneros, qual o canal de comunicação em que se encontram e outras informações.
Isso pode ser usado de forma estratégica na construção de anúncios. Se o seu público-alvo tem de 35 a 44 anos, não existem motivos para tentar uma comunicação descolada e cheia de memes, por exemplo.
Testes A/B
O teste A/B consiste em dividir o tráfego de algumas páginas em duas versões diferentes e depois medir os resultados individuais de cada uma.
É comum que um anúncio tenha baixas taxas de conversão, mesmo que não tenha nada efetivamente "errado" com ele. Às vezes, trocar algumas palavras, posicionamento de imagens e de texto pode ser crucial para performar melhor.
Os testes A/B são uma maneira efetiva de se obter feedback dos anúncios, o que está dando certo e, se algo estiver dando errado, o porquê disso estar acontecendo.
E-mail marketing
A utilização de e-mail marketing em estratégias para e-commerce é obrigatória. Além da utilização desse recurso nas técnicas de remarketing, também é importante para alcançar pessoas que já demonstraram interesse em algum produto da loja.
Por meio dele é possível atingir e converter usuários em clientes ao oferecer promoções, novos produtos cadastrados, entre outros, deixando a comunicação com o público mais efetiva e direta.
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