Facebook Ads: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de anúncios da Meta
O que você estava fazendo em 2004? Na Universidade de Harvard, o então aluno Mark Zuckerberg lançou, em fevereiro daquele ano, o Facebook, que anos mais tarde o tornaria um dos homens mais ricos do mundo e a rede social uma das mais acessadas por usuários até hoje. Ainda em 2004, também dava seus primeiros passos o Facebook Ads.
Por mais que ainda não fosse chamado de Facebook Ads, o princípio de “pagar para anunciar” já estava presente na plataforma, porém, com alcance muito menor. Atualmente, a receita do Facebook com anúncios soma 27 bilhões de dólares na base anual. E se o lucro é tanto, a justificativa é a presença de cada vez mais anunciantes divulgando seus produtos na rede social.
A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Ads, incluindo os conceitos básicos da ferramenta, tipos de campanha, formatos de anúncios e um passo a passo de como anunciar.
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads nem sempre teve esse nome. Em 2004, surgiu sob o nome de “Flyers”. Na prática, os anúncios feitos no Flyers eram banners digitais que apareciam na home page (página inicial) do Facebook. Os valores cobrados variavam de 10 a 40 dólares por dia e o objetivo era anunciar festas no campus da Universidade de Harvard ou eventos sociais.
Foi somente no ano seguinte, 2005, que os anúncios pagos do Facebook começaram a se tornar cada vez mais profissionais, tendo a empresa fechado contrato com marcas de renome, como a Apple e a Victoria’s Secret. A partir daí, o negócio tomou forma e iniciou-se a expansão até chegar aos dividendos atuais.
Em 2021, o grupo Facebook mudou seu nome para Meta. A partir de então, mesmo que ainda seja reconhecido como Facebook Ads, tanto os anúncios feitos no Facebook quanto no Instagram são criados a partir da plataforma Meta for Business.
Por que anunciar no Facebook Ads?
Existem inúmeros motivos para você anunciar seus produtos ou serviços pelo Facebook Ads. O primeiro deles é que o Facebook é a quarta rede social mais utilizada no Brasil em 2022. São em torno de 116 milhões de perfis ativos, que interagem diariamente com centenas de publicações e ajudam a movimentar a plataforma.
Em termos de presença de público, fica evidente que, anunciando no Facebook, seu conteúdo tem margem para alcançar milhões de pessoas. Além disso, existem outros pontos importantes que ajudam a explicar porque anunciar no Facebook Ads é vantajoso.
1- Possibilidade de segmentações
A plataforma de anúncios do Facebook dá a liberdade do anunciante escolher segmentar o público ao qual o conteúdo está sendo direcionado. Isso contribui para que o alcance seja preciso e que o material seja visto somente por pessoas com interesses em comum e, consequentemente, mais chances de realizarem uma compra.
2- Diversidade de formato de anúncios
No Facebook Ads há quatro principais (e recomendados) formatos de anúncios: imagem estática (banner), vídeos, stories e carrossel. Também pode ser feito o impulsionamento de publicações, porém, como isso não garante selecionar o direcionamento do conteúdo, pode não ser uma boa escolha para a sua situação. Adiante, explicaremos as especificações de tamanho e resolução de cada um.
3- Controle do orçamento
Pelo Meta Business Suit, ao criar um anúncio isolado ou uma campanha, é possível determinar o orçamento diário que deve ser investido em Ads naquela publicação. Não há um valor específico padronizado, fica a cargo da parte estratégica do anunciante definir a quantia, conforme a necessidade momentânea.
Conceitos básicos do Facebook Ads
Antes de começar a gastar dinheiro com anúncios, é preciso entender minimamente como funciona o Facebook Ads, quais são seus principais recursos, conceitos e ferramentas. A seguir, explicamos os termos básicos e para que cada um serve.
Gerenciador de Negócios
O Gerenciador de Negócios, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta do Facebook Ads que auxilia na gestão do seu perfil comercial/empresarial. Por meio dele, os anunciantes podem integrar o trabalho de marketing de todos os seus negócios (se for o caso) e compartilhar o controle com funcionários ou agência parceira. Em resumo, o Gerenciador de Negócios funciona como a central dos seus negócios no Facebook.
Pixel de conversão
O pixel de conversão do Facebook é um recurso que otimiza o direcionamento das publicações. Por mais que não seja possível os anunciantes controlarem o pixel, ele funciona permitindo que dados de rastreamento sejam gerados em diferentes plataformas, como sites e Landing Pages, para que possam ser utilizados pelos serviços de publicidade do próprio Google. Na prática, isso faz com que a experiência do usuário e seu histórico de compras na rede social sejam integrados.
Feed de notícias
No feed de notícias é possível o usuário acompanhar todas as publicações que sejam do seu interesse, de forma personalizada. As postagens no feed estão em constante atualização e isso ocorre porque elas estão relacionadas ao que seus amigos, grupos, empresas e demais criadores de conteúdo compartilham na rede social.
Publicação impulsionada
Como citado anteriormente, é possível usar o Facebook Ads para impulsionar qualquer publicação feita no Facebook. O que ocorre, no entanto, é que seu post não terá muitas opções de segmentação e as chances de alcançar seu público-alvo são reduzidas. O impulsionamento pode ser feito ao clicar no botão “impulsionar publicação”, onde é selecionada a quantia de dinheiro que deve ser investida e as opções de direcionamento.
Publicação patrocinada
No caso de uma publicação patrocinada, ao contrário do impulsionamento, há a possibilidade de selecionar muitas mais opções de segmentação de público-alvo. O princípio é o mesmo: investir uma quantia em dinheiro para patrocinar um ou mais posts, independente do formato. As publicações patrocinadas aparecem no feed ou stories com a palavra “patrocinado” escrito logo abaixo do nome do anunciante.
Dark post
Os dark posts são uma estratégia bastante comum de anunciar nas redes sociais. Eles são criados da seguinte forma: o anunciante cria a publicação patrocinada e seleciona a opção “Impulsionar suas Publicações”, após, basta nomear e clicar no botão “Continuar”. Os passos seguintes são os mesmos de qualquer anúncio pago. O dark post é uma publicação que não aparece no feed de notícias, por isso, é entregue aos usuários, mas não fica visível no perfil de quem o criou.
ROAS
Em Português, ROAS significa Retorno sobre o Investimento em Publicidade. O cálculo é feito considerando o valor investido em anúncio e a quantidade em vendas que a publicação gerou. Isso funciona como um parâmetro para medir a eficácia dos anúncios feitos pelo Facebook Ads.
Conversion Lift
No Facebook Ads, o Conversion Lift é a ferramenta que ajuda a mensurar o valor da sua empresa na rede social, conferir o ROAS, atestar seu modelo de distribuição e registrar o impacto causal dos seus anúncios. Em resumo, o Conversion Lift mostra se as taxas de conversão justificam ou não os investimentos que estão sendo feitos em mídia paga.
Tipos de campanhas
Cada campanha de marketing feita utilizando o Facebook Ads tem um objetivo. Entre os principais, estão: reconhecimento de marca, consideração e conversão. A seguir, explicamos como funciona cada uma e qual resultado podem trazer para o seu negócio.
Reconhecimento de marca
Uma campanha de reconhecimento de marca tem por objetivo colocar a marca/nome/logotipo da empresa na mente dos consumidores, de maneira positiva. O foco é evidenciar benefícios e serviços, diferenças em relação aos concorrentes, entre outros aspectos. Quer um exemplo? Você não precisa ler “Apple” abaixo do logotipo de uma maçã mordida para saber de qual marca se trata, certo?
Consideração
A campanha de consideração é voltada para os usuários que já conhecem ou tiveram algum contato direto com a sua marca - como uma compra, por exemplo. O objetivo é direcionar o público da rede social para outro lugar, como o site da empresa, uma Landing Page ou fazer download de um aplicativo, entre outras opções.
Conversão
Os anúncios de conversão são estratégias 100% focadas na venda. São direcionados ao seu público-alvo, já segmentado, incentivando as pessoas a irem para o seu site/e-commerce e realizar a compra de seus produtos ou serviços.
Formatos de anúncios e suas especificações
Ao todo, são nove formatos de anúncios possíveis no Facebook Ads. Alguns deles já foram citados aqui, como imagens, vídeos e carrossel. Abaixo, listamos cada um e suas especificações quanto ao tamanho e dimensão dos arquivos.
Imagem
- Anúncios feitos em formato de banner, com uma imagem ou arte estática.
- O tipo de arquivo aceito pelo Facebook Ads é .JPG ou .PNG.
- Tamanho da imagem deve ser de 1080 x 1080.
- Taxa de proporção de 1:1.
- Não pode ultrapassar 30MB.
- Texto principal: 125 caracteres.
- Título: 40 caracteres.
- Descrição: 30 caracteres.
Vídeo
- Arquivo deve ser salvo em .MP4 ou .MOV.
- Use um vídeo com a maior qualidade possível.
- Limite de 4GB.
- Dimensões: 600x315 pixels (paisagem) e 600x600 pixels(quadrado).
- Duração máxima de 4 minutos.
- Proporção recomendada: 9:16 a 16:9.
Carrossel
- Existem vários tipos de carrossel: anúncio de imagem, feed, vídeo, Facebook Marketplace, entre outros.
- Permitido de dois a 10 cartões.
- Tamanho máximo para imagens: 30MB.
- Tamanho máximo para vídeos: 4GB.
- Arquivos devem ser salvos nos mesmos formatos descritos anteriormente.
- Duração dos vídeos: 4 minutos.
- Tolerância da taxa de proporção: 3%.
Stories
- Imagem ou vídeo.
- Arquivos salvos em: .JPG, .PNG, .MP4, .MOV ou GIF.
- Proporção: 9:16.
- Resolução: 1080x1080 pixels.
- Sempre que possível, adicione legendas ao vídeo. Isso contribui para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva.
- Recomendação de texto: 40 caracteres para o título e 125 caracteres para a descrição.
- Duração do vídeo: até dois minutos.
- Tolerância da taxa de proporção: 1%.
Messenger
- Optar sempre pela melhor resolução.
- Imagem.
- Proporção: 9:16 a 16:9. 1,91:1 - caso tenha link.
- Formato: .JPG ou .PNG.
- Menos de 20% do espaço preenchido com texto.
- Texto: 125 caracteres.
- Título: 25 caracteres.
Apresentação multimídia
- Imagem e vídeo.
- Imagens: 1080x1080 pixels.
- Proporção: 16:9 ou 1:1.
- De dois a 15 cartões.
- Mesmas especificações de imagens e vídeos quanto ao formato do arquivo, resolução e caracteres.
Coleção
- Imagem e vídeo.
- Proporção: 1:1.
- Imagem: .JPG ou .PNG.
- Vídeo: .MP4, .MOV ou GIF.
- Resolução: 1080x1080 pixels.
- Texto: 125 caracteres.
- Título: 40 caracteres.
- URL da página de destino.
Interativo
- Precisa ser reproduzível em HTML5.
- Tamanho: inferior a 2MB.
- Não deve exigir mraid.js.
- Não deve fazer solicitação HTTP.
- Deve estar em modo retrato.
- Design responsivo.
- Deve ser compactado em URI.
Experiência instantânea
- Imagem e vídeo.
- Resolução: 1080x1080 pixels. Panorâmica = 1920 pixels.
- Formatos: .JPG, .PNG, .MP4 OU .MOV.
- Vídeo: largura = 720 pixels.
- Vídeos de até dois minutos.
- Use legendas.
- Coloque apenas um vídeo por vez na tela.
Passo a passo de como anunciar no Facebook Ads
É inexperiente em Facebook Ads e não sabe sequer por onde começar a criar um anúncio? Listamos 10 passos para você aprender a fazer isso de maneira simples e objetiva.
1- Crie uma conta comercial no Facebook para a sua empresa
O primeiro passo para anunciar é, antes de mais nada, criar um perfil no Facebook para a sua empresa. Caso você já tenha um perfil pessoal no Facebook, faça login e, no canto superior direito, clique no botão “+”. Em seguida, clique em “Página” e escolha o tipo de página que você quer criar - nesse caso, selecione a opção “Negócio ou marca”. Escolha uma categoria onde sua empresa se encaixa e siga as orientações para configurar a página.
2- Selecione o objetivo
Clique outra vez no botão “+” e, em seguida, em “Anúncio”. Escolha o objetivo que mais se encaixa com a sua empresa. Por exemplo: se o seu foco é vender online, selecione um objetivo que envolva produtos digitais. As opções estão divididas em três categorias: reconhecimento, consideração e conversão. Por último, clique em “Continuar”.
3- Configure
Siga para as configurações e adicione o máximo de segmentações possíveis quanto à finalidade do conteúdo. Também defina o direcionamento que os usuários terão ao interagir com o seu anúncio - irão para o seu site, blog, Landing Page, etc.
4- Horário e orçamento
Defina o dia e horário de início e o dia e horário de encerramento da sua campanha de anúncio. Não se esqueça de também adicionar o orçamento diário destinado a patrocinar o post. Exemplo: se você vai investir R$700,00 em uma semana, selecione R$100,00 no orçamento diário.
5- Segmente o usuário
Insira o máximo de detalhes possíveis do público-alvo que você deseja atingir com seu conteúdo. Questões como a faixa etária, sexo, interesses e região onde mora são importantes e ajudarão a aumentar o engajamento, de acordo com a finalidade do anúncio.
6- Selecione os canais
O próximo passo é determinar onde você quer que seu anúncio seja exibido. No caso do Facebook Ads, pode selecionar como opções o próprio Facebook, além do Instagram, Messenger e Audience Network.
7- Otimize a campanha
Foque o investimento naquilo que você mais deseja: visualizações em uma página, cliques, conversões, vendas, etc. Existem diferentes opções, selecione a que mais se enquadra em seu propósito.
8- Personalize
Monte o anúncio com título e descrição curtos, mas atraentes e persuasivos. Selecione o formato em que será veiculada a publicação (imagem, vídeo, carrossel, stories, etc.) e foque o texto em fornecer as respostas para as principais “dores” dos usuários. Exemplo: “Tênis com 20% de desconto. Modelo X, tamanho X, enviamos para todo o Brasil”.
9 - Publique
Depois de concluídos os oito passos anteriores, basta clicar em “Publicar” e seu anúncio passará por uma breve e automática revisão do Facebook. Se aprovado, será divulgado e aparecerá igual a prévia visível durante a criação.
10 - Monitore
Não deixe de conferir diariamente o desempenho do anúncio. Reajuste o que for necessário e repense a estratégia caso o resultado não esteja sendo como o esperado. Não se desespere, anunciar em redes sociais não é uma ciência exata, por isso, deve aprender com seus erros e acertos.
Boas práticas para anunciar no Facebook
O mercado de anúncios no Facebook é bastante competitivo, afinal, são inúmeras marcas dentro do mesmo local, disputando a atenção, muitas vezes, do mesmo público. Seguindo uma série de boas práticas, no entanto, é possível sair na frente da concorrência e aumentar as chances de conquistar a confiança dos usuários.
Sendo assim, listamos algumas dicas dadas pelo próprio Facebook para que você esteja sempre atento quando for criar o seu conteúdo pago.
- Use vídeos verticais.
- Use o mínimo possível de texto nas imagens.
- Não ultrapasse os 125 caracteres no texto da descrição.
- Dê preferência para anúncios em formato de carrossel.
- Crie anúncios com movimento (vídeo, GIF).
- Utilize CTAs nas publicações.
Inscreva-se no nosso blog
Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu email.