Tráfego pago /

TikTok Ads: tudo que você precisa saber

TikTok Ads são os anúncios feitos na rede social de mesmo nome. Considerada a rede social do momento, o TikTok ganhou o coração do público por ter uma interface intuitiva e garantir divertimento audiovisual de forma simples e rápida.

Depois de atrair tanto público, é claro que as marcas também ficaram de olho no aplicativo, que registra audiências astronômicas e uma alta taxa de engajamento. Confira no conteúdo abaixo tudo o que você precisa saber sobre o TikTok Ads para performar com a sua marca!

O que é?

Em 2018, o aplicativo Musical.ly foi comprado pela empresa Bytedance, fundindo-se para criar a plataforma que conhecemos hoje como TikTok. No início, a rede social era voltada para o compartilhamento de vídeos curtos de dublagem e coreografias do momento.

Hoje, contudo, o conteúdo é mais diversificado, o que tornou a rede social um ambiente propício para as marcas explorarem seu potencial criativo e criarem campanhas que conversem com o público-alvo da plataforma da melhor forma possível.

Por que anunciar no TikTok?

O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo, com um registro de 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. A audiência de pessoas com mais de 18 anos é estimada em 825 milhões, e quase metade dos usuários (43%) têm entre 18 e 24 anos. 

Segundo dados, o TikTok também tem taxas de engajamento superiores às do Twitter e do Instagram, em que até contas pequenas (até mil seguidores) tinham taxa média de engajamento de 9,38%. 

Apesar da maioria dos criadores de conteúdo do TikTok estarem integrados na geração Z, 57% do público é composto por usuários das gerações anteriores - millenial, geração X e até mesmo baby boomers. 

Pesquisa publicada pela Nielsen em 2020 mostra que 59% dos usuários têm sensação de pertencimento ao assistirem a conteúdos no TikTok, enquanto 85% descobrem conteúdos alinhados com seus interesses individuais. Além disso, 68% das pessoas veem os anúncios veiculados na plataforma como únicos e diferenciados.

Como funciona?

Os anúncios do TikTok são criados através de um gerenciador e podem ser feitos com imagens e vídeos.

Para começar, é necessário ter uma conta empresarial - que será responsável por organizar as campanhas e monitorar os anúncios. Depois disso, há a descrição da empresa e como será realizado o pagamento. 

O Gerenciador de Anúncios do TikTok funciona no modo simplificado ou personalizado.

Tipos de anúncios

Os anúncios vinculados no TikTok trazem muitos resultados devido às taxas de engajamento e conversão da plataforma, mas é inegável que, para a realidade brasileira, eles podem ser considerados caros. 

Existem três opções de posicionamento de mídia paga no aplicativo, sendo elas:

  • Feed;
  • Feed de notícias;
  • Feed de aplicativos Vigo e Helo.

Cada uma delas tem suas próprias especificações de resolução de imagem, proporção, tipo de arquivo e duração. Confira abaixo.

Feed

Esses anúncios podem ser criados no Gerenciador de Anúncios do TikTok e tem como componentes o vídeo, a imagem de exibição, o nome da marca (ou aplicativo) e a descrição do anúncio. Aparecem diretamente na página de descobertas, conhecida como For You, a primeira que os usuários acessam ao abrir o aplicativo.

Vídeo

O TikTok possui uma série de aplicativos de feed de notícias - Buzz, BuzzVideo e NewsRepublic. Os anúncios que aparecem nessas séries têm especificações diferentes das explicadas anteriormente. 

Spark

Os anúncios spark permitem o impulsionamento orgânico de conteúdos de uma determinada conta para outros usuários. Segundo pesquisas do próprio TikTok, esses anúncios têm até 24% mais conversões e 142% mais engajamento que anúncios de feed comuns.

O Spark Ads permite que empresas amplifiquem vídeos orgânicos já existentes na comunidade que se encaixam em seus objetivos de campanha como views e conversões com maior flexibilidade e eficiência. 

“Para marcas que buscam construir uma estratégia de conteúdo robusta, o Spark Ads permite fortalecer seus vídeos criativos originais. Além disso, elas podem manter a diversão em interagir habilitando os recursos de Costurar e Dueto, tornando mais fácil para a comunidade reinterpretar, reinventar e desenvolver em cima do conteúdo com criatividade. Com o Spark Ads, acreditamos que as marcas podem construir conexões duradouras que são autênticas e enraizadas na comunidade, ao mesmo tempo em que oferecem um valor de negócio sustentável e impactante.”

Formatos

O único formato disponibilizado para vinculação na plataforma é em vídeo - apesar dos materiais terem variações de proporção e resolução entre si, como explicado anteriormente. Assim, a própria plataforma de TikTok Ads Manager do TikTok For Business oferece cinco formatos como opção para ajudar os profissionais de marketing a construírem suas campanhas.

Anúncios TopView

Os TopView aparecem uma vez ao dia após o usuário abrir o TikTok pela primeira vez. Com duração de até 60 segundos, é um formato perfeito para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços que precisem de uma atenção maior.

É o grande outdoor do TikTok, porque acaba gerando reconhecimento de marca ao dar espaço para a criação de storytellings criativos.

Desafio de hashtag de marca

As Branded Hashtags, ou hashtag de marca, são anúncios que as empresas criam para inspirar a criação de conteúdos com a hashtag definida estrategicamente.

As empresas que utilizam esse recurso têm acesso exclusivo à hashtag, algo que custa, em média, US$ 150 mil. 

Esse formato busca mudar a forma como as marcas e o público interagem entre si, com a criação de tendências de mercado e estimulando movimentos culturais para lançar desafios colaborativos.

A cantora Jennifer Lopez usou o recurso de Branded Hashtag para divulgar uma música, Pa Ti. A hashtag era #PaTiChallenge, e Jennifer postou um vídeo em que dançava a música e desafiava outros usuários do TikTok a fazerem a coreografia.

Efeitos de marca

Branded Effects, ou efeito de marca, é um formato que utiliza modelos 2D, 3D ou RA para adicionar imagens dos seus produtos em vídeos do TikTok. As marcas trabalham com isso através da criação de adesivos e filtros que aumentam o engajamento e reconhecimento, já que o uso envolve, geralmente, conteúdos específicos.

A marca esportiva Puma usou o Branded Effects para promover um novo modelo de chuteiras. O adesivo 3D da marca convidava os usuários para um jogo de realidade virtual com uma bola de futebol. Eles combinaram o adesivo do Branded Effects com um desafio de hashtag que culminou em mais de 100 mil vídeos de conteúdos gerados por usuários.

Passo a passo de como anunciar no TikTok

Anunciar no TikTok não é uma tarefa complexa. A estrutura da plataforma é similar a todas as outras, com divisão entre campanhas, grupos de anúncios e anúncios.

O próprio TikTok produziu um vídeo explicando como criar sua conta na plataforma empresarial:

Além desse, também há um vídeo explicando o passo a passo da criação de um anúncio:

Durante a criação de um anúncio é preciso, primeiro, escolher um objetivo.

  • Reconhecimento, para mostrar o anúncio para o maior número de pessoas possível;
  • Consideração, que pode ser de tráfego (direcionar para uma página), download de aplicativo, visualizações de vídeo e geração de leads (formulário pré-pronto).
  • Conversão, com tráfego para uma ação específica no site ou vendas de catálogo, em que os anúncios são dinâmicos e baseados em produtos da loja.

Escolhido o objetivo, vem a parte de dar um nome à campanha e definir um orçamento. O nome deve ter até 512 caracteres e é possível colocar uma meta de gastos ou manter o consumo diário pré-definido.

Cada campanha pode ter de 1 a 999 grupos de anúncio, com diferentes locais de veiculação, como:

  • Feed;
  • Feed de notícias;
  • Rede de anúncios de audiência;
  • Veiculação automática.

Existe a possibilidade de permitir que o TikTok crie anúncios automaticamente através da combinação de imagens, vídeos e textos. 

Depois disso é preciso segmentar a audiência para que a mídia paga seja mostrada para o público ideal baseada em: gênero, idade, localização, língua, interesses, comportamentos e detalhes referentes ao smartphone.

Após escolher o objetivo entre conversão, cliques ou alcance, é preciso escolher a estratégia de leilão:

  • Limite de lance: custo máximo por clique, por visualização ou por mil impressões;
  • Custo de lance: custo médio por resultados otimizados de CPM;
  • Menor custo: sistema de anúncios que usa o orçamento para gerar o máximo de resultados possível pelo menor preço. 

Depois de todos esses passos, chega a parte de criar, de fato, os anúncios, escolhendo o formato, adicionando fotos ou vídeos, escolhendo a thumbnail e adicionando um texto descritivo. 

Após o processo de revisão e aprovação do anúncio por parte do TikTok, o anúncio começa a rodar. 

Boas práticas 

Sendo uma rede social que está bombando, é importante criar um conteúdo estratégico para que a performance do anúncio seja a melhor possível, destacando o vídeo em meio dos milhões de compartilhamentos diários na rede social.

Abaixo estão as práticas mais recomendadas durante o planejamento, execução e pós-produção de uma campanha de anúncios.

Inscreva-se no nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu email.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Empacado na copy ou criação de conteúdo?

A Copybase é uma plataforma que te ajuda a criar conteúdos e copies criativas e persuasivas
Ícone para fechar pop-up.

Olá! :)
Crie seu cadastro na Copybase


Baixe o app e comece a aproveitar cartões ilimitados, PIX gratuito e ZERO taxas!
download na play store - android


Fique tranquilo, não usaremos seus dados para spam.