TikTok Ads: tudo que você precisa saber
TikTok Ads são os anúncios feitos na rede social de mesmo nome. Considerada a rede social do momento, o TikTok ganhou o coração do público por ter uma interface intuitiva e garantir divertimento audiovisual de forma simples e rápida.
Depois de atrair tanto público, é claro que as marcas também ficaram de olho no aplicativo, que registra audiências astronômicas e uma alta taxa de engajamento. Confira no conteúdo abaixo tudo o que você precisa saber sobre o TikTok Ads para performar com a sua marca!
O que é?
Em 2018, o aplicativo Musical.ly foi comprado pela empresa Bytedance, fundindo-se para criar a plataforma que conhecemos hoje como TikTok. No início, a rede social era voltada para o compartilhamento de vídeos curtos de dublagem e coreografias do momento.
Hoje, contudo, o conteúdo é mais diversificado, o que tornou a rede social um ambiente propício para as marcas explorarem seu potencial criativo e criarem campanhas que conversem com o público-alvo da plataforma da melhor forma possível.
Por que anunciar no TikTok?
O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo, com um registro de 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. A audiência de pessoas com mais de 18 anos é estimada em 825 milhões, e quase metade dos usuários (43%) têm entre 18 e 24 anos.
Segundo dados, o TikTok também tem taxas de engajamento superiores às do Twitter e do Instagram, em que até contas pequenas (até mil seguidores) tinham taxa média de engajamento de 9,38%.
Apesar da maioria dos criadores de conteúdo do TikTok estarem integrados na geração Z, 57% do público é composto por usuários das gerações anteriores - millenial, geração X e até mesmo baby boomers.
Pesquisa publicada pela Nielsen em 2020 mostra que 59% dos usuários têm sensação de pertencimento ao assistirem a conteúdos no TikTok, enquanto 85% descobrem conteúdos alinhados com seus interesses individuais. Além disso, 68% das pessoas veem os anúncios veiculados na plataforma como únicos e diferenciados.
Como funciona?
Os anúncios do TikTok são criados através de um gerenciador e podem ser feitos com imagens e vídeos.
Para começar, é necessário ter uma conta empresarial - que será responsável por organizar as campanhas e monitorar os anúncios. Depois disso, há a descrição da empresa e como será realizado o pagamento.
O Gerenciador de Anúncios do TikTok funciona no modo simplificado ou personalizado.
Tipos de anúncios
Os anúncios vinculados no TikTok trazem muitos resultados devido às taxas de engajamento e conversão da plataforma, mas é inegável que, para a realidade brasileira, eles podem ser considerados caros.
Existem três opções de posicionamento de mídia paga no aplicativo, sendo elas:
- Feed;
- Feed de notícias;
- Feed de aplicativos Vigo e Helo.
Cada uma delas tem suas próprias especificações de resolução de imagem, proporção, tipo de arquivo e duração. Confira abaixo.
Feed
Esses anúncios podem ser criados no Gerenciador de Anúncios do TikTok e tem como componentes o vídeo, a imagem de exibição, o nome da marca (ou aplicativo) e a descrição do anúncio. Aparecem diretamente na página de descobertas, conhecida como For You, a primeira que os usuários acessam ao abrir o aplicativo.
Vídeo
O TikTok possui uma série de aplicativos de feed de notícias - Buzz, BuzzVideo e NewsRepublic. Os anúncios que aparecem nessas séries têm especificações diferentes das explicadas anteriormente.
Spark
Os anúncios spark permitem o impulsionamento orgânico de conteúdos de uma determinada conta para outros usuários. Segundo pesquisas do próprio TikTok, esses anúncios têm até 24% mais conversões e 142% mais engajamento que anúncios de feed comuns.
O Spark Ads permite que empresas amplifiquem vídeos orgânicos já existentes na comunidade que se encaixam em seus objetivos de campanha como views e conversões com maior flexibilidade e eficiência.
“Para marcas que buscam construir uma estratégia de conteúdo robusta, o Spark Ads permite fortalecer seus vídeos criativos originais. Além disso, elas podem manter a diversão em interagir habilitando os recursos de Costurar e Dueto, tornando mais fácil para a comunidade reinterpretar, reinventar e desenvolver em cima do conteúdo com criatividade. Com o Spark Ads, acreditamos que as marcas podem construir conexões duradouras que são autênticas e enraizadas na comunidade, ao mesmo tempo em que oferecem um valor de negócio sustentável e impactante.”
Formatos
O único formato disponibilizado para vinculação na plataforma é em vídeo - apesar dos materiais terem variações de proporção e resolução entre si, como explicado anteriormente. Assim, a própria plataforma de TikTok Ads Manager do TikTok For Business oferece cinco formatos como opção para ajudar os profissionais de marketing a construírem suas campanhas.
Anúncios TopView
Os TopView aparecem uma vez ao dia após o usuário abrir o TikTok pela primeira vez. Com duração de até 60 segundos, é um formato perfeito para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços que precisem de uma atenção maior.
É o grande outdoor do TikTok, porque acaba gerando reconhecimento de marca ao dar espaço para a criação de storytellings criativos.
Desafio de hashtag de marca
As Branded Hashtags, ou hashtag de marca, são anúncios que as empresas criam para inspirar a criação de conteúdos com a hashtag definida estrategicamente.
As empresas que utilizam esse recurso têm acesso exclusivo à hashtag, algo que custa, em média, US$ 150 mil.
Esse formato busca mudar a forma como as marcas e o público interagem entre si, com a criação de tendências de mercado e estimulando movimentos culturais para lançar desafios colaborativos.
A cantora Jennifer Lopez usou o recurso de Branded Hashtag para divulgar uma música, Pa Ti. A hashtag era #PaTiChallenge, e Jennifer postou um vídeo em que dançava a música e desafiava outros usuários do TikTok a fazerem a coreografia.
Efeitos de marca
Branded Effects, ou efeito de marca, é um formato que utiliza modelos 2D, 3D ou RA para adicionar imagens dos seus produtos em vídeos do TikTok. As marcas trabalham com isso através da criação de adesivos e filtros que aumentam o engajamento e reconhecimento, já que o uso envolve, geralmente, conteúdos específicos.
A marca esportiva Puma usou o Branded Effects para promover um novo modelo de chuteiras. O adesivo 3D da marca convidava os usuários para um jogo de realidade virtual com uma bola de futebol. Eles combinaram o adesivo do Branded Effects com um desafio de hashtag que culminou em mais de 100 mil vídeos de conteúdos gerados por usuários.
Passo a passo de como anunciar no TikTok
Anunciar no TikTok não é uma tarefa complexa. A estrutura da plataforma é similar a todas as outras, com divisão entre campanhas, grupos de anúncios e anúncios.
O próprio TikTok produziu um vídeo explicando como criar sua conta na plataforma empresarial:
Além desse, também há um vídeo explicando o passo a passo da criação de um anúncio:
Durante a criação de um anúncio é preciso, primeiro, escolher um objetivo.
- Reconhecimento, para mostrar o anúncio para o maior número de pessoas possível;
- Consideração, que pode ser de tráfego (direcionar para uma página), download de aplicativo, visualizações de vídeo e geração de leads (formulário pré-pronto).
- Conversão, com tráfego para uma ação específica no site ou vendas de catálogo, em que os anúncios são dinâmicos e baseados em produtos da loja.
Escolhido o objetivo, vem a parte de dar um nome à campanha e definir um orçamento. O nome deve ter até 512 caracteres e é possível colocar uma meta de gastos ou manter o consumo diário pré-definido.
Cada campanha pode ter de 1 a 999 grupos de anúncio, com diferentes locais de veiculação, como:
- Feed;
- Feed de notícias;
- Rede de anúncios de audiência;
- Veiculação automática.
Existe a possibilidade de permitir que o TikTok crie anúncios automaticamente através da combinação de imagens, vídeos e textos.
Depois disso é preciso segmentar a audiência para que a mídia paga seja mostrada para o público ideal baseada em: gênero, idade, localização, língua, interesses, comportamentos e detalhes referentes ao smartphone.
Após escolher o objetivo entre conversão, cliques ou alcance, é preciso escolher a estratégia de leilão:
- Limite de lance: custo máximo por clique, por visualização ou por mil impressões;
- Custo de lance: custo médio por resultados otimizados de CPM;
- Menor custo: sistema de anúncios que usa o orçamento para gerar o máximo de resultados possível pelo menor preço.
Depois de todos esses passos, chega a parte de criar, de fato, os anúncios, escolhendo o formato, adicionando fotos ou vídeos, escolhendo a thumbnail e adicionando um texto descritivo.
Após o processo de revisão e aprovação do anúncio por parte do TikTok, o anúncio começa a rodar.
Boas práticas
Sendo uma rede social que está bombando, é importante criar um conteúdo estratégico para que a performance do anúncio seja a melhor possível, destacando o vídeo em meio dos milhões de compartilhamentos diários na rede social.
Abaixo estão as práticas mais recomendadas durante o planejamento, execução e pós-produção de uma campanha de anúncios.
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