Plano de contingência: o que é e dicas para criar um
Um plano de contingência é uma medida de segurança para prevenir que a sua conta seja bloqueada por uso indevido da plataforma. A prática acontece toda dentro da legalidade e seguindo as políticas do próprio Facebook.
O que é um plano de contingência no Facebook ads?
Colocar um anúncio para rodar na página do Facebook Ads é uma tarefa simples. Porém, existem uma série de detalhes aos quais devemos nos atentar para que a prática esteja toda dentro dos conformes. Se tiver alguma coisa errada, pode ter certeza: o Facebook vai bloquear a sua conta e você vai perder todo o investimento financeiro e de tempo que foi feito.
Durante um bloqueio, todo o seu tráfego pago deixa de ser vinculado na rede social. Ou seja, uma das suas fontes de venda seca - e a consequência nós já sabemos, certo? Parte do lucro deixa de entrar.
Qual o processo de análise de um anúncio?
Antes de ser veiculado, todos os conteúdos são analisados por bots no Facebook e no Instagram. São verificadas as imagens, o copy, o posicionamento do anúncio e a página de destino, para que se tenha certeza de que o anúncio não quebra nenhuma regra e é completamente legal.
Meu anúncio foi reprovado, e agora?
Essa é a menor das suas preocupações. Editando o anúncio e reenviando-o para análise, você resolve o problema. É importante entender o que causou a reprovação, contudo, para que você não repita o erro.
Motivos pelos quais sua conta pode ser bloqueada
A política de publicidade do Facebook tem uma grande lista de conteúdos considerados proibidos e restritos. Ou seja, o primeiro passo para anunciar na plataforma é conhecer essas regras e entendê-las.
Confira, abaixo, uma lista de conteúdos que entram nessas classificações:
Quem avalia os anúncios, primariamente, são máquinas, que podem interpretar algum conteúdo que você postar de forma literal demais, por exemplo, e acabar bloqueando o seu perfil injustamente. Daí a importância em criar um plano de contingência.
A BM (Business Management) do Facebook Ads armazena todas as informações das suas páginas, pixels e contas de anúncios. Quando a plataforma bloqueia ela, todo o acesso a essas informações é perdido - e, em muitos casos, recuperar elas é impossível.
Por isso o perigo em centralizar tudo em uma mesma BM e a necessidade de espalhar diferentes funções em diferentes perfis.
Minha conta foi bloqueada, e agora?
O primeiro passo é entender o que levou o Facebook a bloquear a sua conta. Uma das muitas possibilidades é que a plataforma tenha considerado sua atividade "incomum" e suspeite que seu perfil é falso.
Se for esse o caso, o Facebook vai pedir para você enviar uma prova para verificação de identidade. Executar atividades consideradas spam (a mesma ação repetitivamente) costumam ser bloqueadas pela rede social.
Como criar um plano de contingência
Um plano de contingência exige processos mais elaborados e um planejamento bem pensado para ser eficiente. O primeiro passo é saber gerenciar diversos perfis - além do principal, alguns secundários servirão de "reserva".
Existem algumas dicas quanto a utilização desses quatro perfis. Todos eles precisam ser adequados para estarem no círculo de anúncio. Algumas práticas recomendadas, por exemplo, são:
- Utilizar mais de um perfil no Google Chrome (ou navegador de sua escolha);
- Ter um usuário para cada perfil;
- Manter atividade nos perfis ao interagir com publicações (curtir e comentar);
- Entrar em grupos e interagir dentro deles;
- Criar um e-mail exclusivo para a conta;
- Criar uma BM dentro do perfil.
Basicamente, isso ajuda a aquecer os perfis e são práticas para serem tomadas de forma orgânica, sem forçar um processo mecânico em cima. Isso funciona dessa forma para que o Facebook entenda o seu novo perfil de contingência como sendo uma conta comum.
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