As principais ferramentas de tráfego pago
Sendo uma das principais estratégias de marketing digital, o tráfego pago exige a utilização de ferramentas próprias para veicular anúncios dos mais diferentes formatos em canais diversos.
Afinal, essa é uma das formas de atrair mais usuários para o seu site e, assim, fazer com que eles conheçam a marca ou tenham ações específicas - a depender do objetivo do anúncio que é feito.
Além disso, os anúncios também podem ser utilizados para promover conteúdo, não sendo necessário o foco exclusivo em produtos ou serviços. Isso porque gerar autoridade para a marca e conquistar o cliente é tão importante quanto vender.
Em resumo, o tráfego pago pode funcionar em todos os estágios da jornada de compra do cliente: atrair, vender e encantar. Porém, para isso, é necessário conhecer bem o público para saber tanto como encontrá-lo como qual a melhor estratégia.
Existem diversas plataformas de tráfego pago e cada uma delas exige uma estratégia diferente - justamente porque cada uma atrai, também, um público específico.
Entenda neste guia qual a ferramenta de tráfego pago ideal para a sua marca!
Google Ads (AdWords)
O Google Ads é a principal ferramenta de tráfego pago no mercado. Afinal, ela se baseia nos resultados da maior plataforma de pesquisa do mundo. De acordo com pesquisas, o Google foi visitado 89,3 bilhões de vezes somente em dezembro de 2021, além de ter 91,9% de participação de mercado.
Por meio do Google Ads é possível criar anúncios em diferentes canais - como YouTube, Gmail e Playstore, bem como os famosos anúncios de pesquisa. Outra função muito conhecida é a de patrocinar palavras-chave para que a sua página apareça quando alguém pesquisar por aquele termo específico.
Isso faz com que o investimento feito seja em audiência qualificada, segmentada e que tenha algum tipo de ligação com o seu negócio. Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos.
Google Shopping
Google Shopping é o agregador de resultados de e-commerce do buscador mais usado do mundo. Ele funciona, basicamente, como uma vitrine virtual de produtos de lojas que estão cadastradas no Merchant Center, que é a plataforma de gerenciamento de lojas virtuais.
Em 2021, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em relação a 2020, com um faturamento total de R$ 161 bilhões. Com o Google Shopping, sempre que um usuário faz uma busca por um produto específico, os resultados exibidos serão correspondentes.
Segundo estimativa apresentada em pesquisa, quase metade das pesquisas por produtos começam no Google, que perde somente para a Amazon nesse quesito - 54% contra 46%.
Instagram Ads
O Instagram Ads permite veicular anúncios no feed, nos stories, reels, na aba “explore”, vídeos e demais meios disponibilizados na rede social. Já em relação aos formatos dos anúncios, eles podem variar entre fotos, vídeos e carrossel.
Entre os principais objetivos buscados por pessoas que anunciam no Instagram, é possível destacar a geração de cliques, conversões, vendas, instalações de aplicativos e visualização de vídeos.
Com cerca de 122 milhões de usuários ativos no Brasil, o Instagram é a terceira maior rede social no país de acordo com a pesquisa da We Are Social e da Hootsuite, o que a torna uma das melhores opções para empresas que querem divulgar seus produtos e serviços online.
Facebook Ads
Desde a sua criação, em 2004, o Facebook apresentou grande potencial de sucesso e crescimento, com os primeiros anúncios pagos veiculados na rede social datando o ano de 2005 com clientes como Apple e Victoria's Secret.
Hoje, o Facebook é a quarta maior rede social do Brasil, com cerca de 116 milhões de perfis ativos. Além disso, os principais motivos para anunciar na rede incluem as possibilidades de segmentação, os diversos formatos de anúncios e o controle do orçamento das campanhas criadas.
Vale ressaltar que, em 2021, o grupo Facebook mudou o nome para Meta, que também engloba o Instagram e o WhatsApp. Os anúncios criados nas duas redes sociais são feitos a partir da plataforma Meta for Business.
YouTube Ads
O YouTube Ads é a ferramenta de mídia paga do YouTube, que, por sua vez, faz parte do Google, visto que foi adquirido pela empresa em 2006. Esse serviço de tráfego pago são as famosas propagandas que aparecem em forma de anúncio antes de um vídeo e que podem ser puladas - dependendo do caso - após aguardar cinco segundos.
Segundo o report divulgado pela We Are Social e Hootsuite, o YouTube é a segunda rede social mais acessada do Brasil, com 138 milhões de usuários ativos.
LinkedIn Ads
Com mais de 630 milhões de profissionais ativos na rede social - sendo 46 milhões apenas no Brasil - o LinkedIn é uma ótima plataforma para aprofundar ainda mais a segmentação dos anúncios, visto que conta com um público muito específico.
Lá, é possível encontrar representantes de qualquer segmento que queira estabelecer negócios, e a maioria dos profissionais que utiliza a rede ocupa uma posição de C level - diretorias de empresas, gerentes ou donos de seus próprios negócios. Além disso, o público do Linkedin tem, em média, duas vezes mais poder de compra do que a média da internet.
Segundo um estudo da Social Pilot, 91% das empresas que trabalham com B2B usam o LinkedIn para compartilhar seu conteúdo. Além disso, cerca de 81% delas lançam novos produtos por lá.
A State of B2B Marketing Report divulgou que 89% dos profissionais B2B escolhem o LinkedIn para gerar leads, e 62% conseguem duas vezes mais resultados do que com qualquer outro canal.
TikTok Ads
O TikTok Ads Manager é a plataforma de anúncios da rede social que mais cresce no mundo atualmente. Com um público predominantemente jovem, o aplicativo passou de 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. Cerca de 43% dos usuários têm entre 18 e 24 anos e as mulheres dessa faixa etária representam aproximadamente 24,7% dos usuários.
O único formato publicitário disponível são vídeos de 5 segundos a 1 minuto, e o custo inicial das campanhas é de US$ 50 diários. A plataforma do TikTok Ads Manager tem um serviço próprio de e-learning para orientar os criadores de anúncios a soltarem a criatividade e ensinar a usar o aplicativo.
Uma pesquisa realizada pela plataforma divulgou que 68% dos usuários do TikTok de todo o mundo veem os anúncios veiculados na plataforma como “peças únicas e diferentes das outras redes sociais”, justamente pelo incentivo de que a mídia paga seja mais criativa e menos comercial.
Bing Ads
No Brasil, o Bing possui 12 milhões de usuários únicos, atingindo, mensalmente, 140 milhões de pesquisas. Cerca de 75% do público tem menos de 45 anos, sendo 53% mulheres e 47% com filhos.
O Bing Ads funciona através de PPC (pagamento por clique) e, apesar de não possuir a mesma força do Google em termos de usuários e resultados de pesquisa, também tem um público massivo e bem específico.
Os anúncios criados através do Bing Ads são exibidos em três motores de pesquisa: Bing, Yahoo! e MSN e apresentam diferentes configurações de segmentação de público-alvo.
Native Ads
Sabe quando você está navegando por um blog, site de notícias ou rede social e aparece um conteúdo recomendado? Esses são os native ads, um tipo de anúncio online que se destaca por não ter um formato padrão de publicidade.
Os native ads são uma forma de entregar anúncios relevantes para o público em um contexto que não atrapalha a experiência do usuário. Muitas vezes, inclusive, parecerem notícias do próprio site em que estão vinculados.
Esses anúncios ajudam a divulgar seu conteúdo para pessoas que não conhecem seu produto ou que não fazem buscas sobre seu conteúdo. A publicidade nativa deve ser utilizada para ampliar seu tráfego e disseminar seu conteúdo em portais onde o usuário já está engajado.
De acordo com uma pesquisa da Sharethrough e IPG Media, consumidores analisaram native ads com 53% mais frequência do que anúncios de display (aqueles que aparecem no formato de banner).
Esses anúncios também registraram um aumento de 18% na intenção de compra e de 9% nas respostas das pessoas em relação à afinidade da marca em comparação com anúncios em display.
Taboola
O Taboola é uma plataforma criada para anunciar com native ads. Ao criar uma conta, qualquer anunciante pode publicar uma campanha, entregando materiais segmentados para um público que já manifestou interesse por temas correlatos.
Os anúncios do Taboola, geralmente, são marcados como “Conteúdo Relacionado” ou “Promoted Links by Taboola”. Ao invés de usar a linguagem empregada tradicionalmente em propagandas, a publicidade segue uma lógica de conteúdos informativos que visa despertar a curiosidade e o interesse de modo espontâneo.
Pinterest Ads
O Pinterest surgiu em 2010 e acumula 450 milhões de usuários ativos atualmente. Segundo dados da empresa, 97% das pesquisas de dentro da plataforma são realizadas por pessoas, não por empresas.
No Pinterest, os anúncios funcionam através do impulsionamento de publicações - ou pins - assim como acontece com outras redes sociais, em que as empresas criam campanhas para encontrar clientes em potencial.
Também vale mencionar que os pins (bookmarks visuais e interativos que levam o usuário ao site de origem) têm uma vida útil mais longa do que os posts tradicionais das redes sociais. Ou seja, eles podem aparecer nos feeds, meses depois da publicação.
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