Native ads: tudo que você precisa saber
Native Ads são anúncios online que não tem o formato padrão de publicidade e que incorporam os elementos de onde são veiculados. Eles aparecem em portais, sites e blogs relevantes, sem prejudicar a experiência do usuário.
No texto abaixo você confere tudo o que precisa saber sobre os anúncios nativos e as principais plataformas para começar a usar essa estratégia com a sua marca ou produto.
O que é?
Segundo o próprio Google, os Native Ads são “anúncios baseados em componentes que são utilizados pelo editor, e não pelo anunciante.”
Esses anúncios aparecem, geralmente, no meio das notícias de um site, em feeds, em páginas iniciais ou na barra lateral de artigos. Também podem ser posicionados no final de artigos - sendo esses os que melhor performam.
Ou seja, os Native Ads são uma forma de performar com tráfego pago e entregar anúncios relevantes para determinados públicos em contextos que não atrapalham a experiência. Como são menos intrusivos, eles têm o potencial de criar um valor real aos usuários, já que permitem a criação de uma conexão emocional com a audiência, algo que é muito mais difícil através de anúncios diretos.
Os objetivos são variados, mas incluem gerar leads, assinaturas de e-mail, compras, aumentar o potencial de descoberta, awareness e consideração de uma marca ou produto.
Por que investir em native ads?
Em 2016 a IHS Technology divulgou um relatório informando que, em 2020, a estimativa era de que 63,2% dos anúncios de exibição nos dispositivos móveis fossem nativos - representando mais de US$ 53 bilhões em publicidade.
Os resultados gerados pelos Native Ads podem ser tão bons quanto anunciar diretamente no Google ou direcionar as campanhas para as redes sociais. Isso porque, de acordo com a pesquisada Sharethrought e da IPG Media, 53% dos usuários analisa os anúncios nativos com mais frequência do que anúncios de display.
Ainda, os Native Ads apresentaram um aumento de 18% da intenção de compra e 9% das respostas das pessoas em relação com a afinidade da marca - isso em comparação com os anúncios de display.
Esses números comprovam que os anúncios, ao se mostrarem menos invasivos, geram mais resultados. Justamente por apresentar um conteúdo relevante e informativo, que gera mais atratividade para o usuário clicar nele.
Além dos dados, você também pode conferir cinco motivos para investir nos Native Ads:
1. Experiência agradável
Por não encher o usuário com anúncios a todo momento que ficam pipocando na tela, os Native Ads proporcionam uma experiência muito mais positiva, levando conteúdo de qualidade e gerando interesse natural no leitor.
2. Atrai novos usuários para o seu site
A publicidade nativa é encontrada, como já mencionado no texto, em blogs e portais de notícias. Se você fizer um bom trabalho de segmentação, isso significa que irá atrair usuários engajados e qualificados para o seu próprio site, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar da sua marca ou do seu produto.
3. Taxa de aceitação alta
Você sabia que os Native Ads geram um aumento de 18% na intenção de compra? Isso significa que a taxa de aceitação deles é relevante, justamente porque, para tomar a ação de clicar no anúncio, o usuário já está engajado naquele assunto. A publicidade nativa tem o objetivo de complementar o assunto do texto no qual ela está inserida.
4. Geração de valor ao usuário
É muito difícil que um anúncio tradicional gere valor ao usuário como os native ads fazem, justamente porque a informação costuma ser jogada na tela com recursos para atrair o olhar. A publicidade nativa fisga, primeiro, pelo conteúdo de valor. Primeiro o problema, depois a solução.
5. Não são anúncios que podem ser bloqueados
Os usuários têm suas próprias maneiras de ficarem alheios aos anúncios. Os famosos bloqueadores, por exemplo, eliminam banners de páginas e até mesmo os vídeos de anúncio no YouTube. Os Native Ads, contudo, não podem ser (geralmente) bloqueados pelos ad blockers, justamente por estarem dispostos dentro dos sites e blogs.
Diferença entre Native Ads e outros formatos de anúncios online
Os anúncios mais famosos que encontramos na internet são os de Google Ads e Facebook Ads. E, inegavelmente, todos os formatos de tráfego pago mais tradicionais são eficientes, visto que as pessoas continuam investindo dinheiro nisso e gerando resultados estratosféricos.
Como você pode ler neste texto, os Native Ads se diferenciam um bocado do restante dos anúncios encontrados online. Confira, abaixo, quais são essas publicidades tradicionais.
Display
Os anúncios de display aparecem para quem não está, necessariamente, procurando pela sua marca ou seu produto. A rede de display é composta por milhares de sites que se associam para receber publicidade paga em suas páginas. No Brasil, 95% dos domínios online estão associados a essa rede, por isso a efetividade na hora de entregar mídia paga aos usuários.
Social
Os social ads possuem a mesma premissa dos anúncios na rede de display, contudo, são vinculados em redes sociais. Os social ads são geralmente compostos por um objetivo geral, um orçamento, os formatos de exibição, os custos e o período de veiculação.
Marketing de busca
É aquele formato de anúncio que aparece quando as pessoas procuram por palavras-chave específicas no Google ou no Bing. É uma forma de publicidade que se conecta melhor com o usuário, porque é mostrada justamente quando ele demonstra interesse específico naquilo.
Dicas para fazer uma campanha de Native Ads
Algumas práticas são recomendadas para que a campanha de Native Ads consiga atingir os resultados desejados e gerar, de fato, valor para a sua marca ou o seu produto. Portanto, nós separamos X dicas para você se basear quando estiver planejando e executando um anúncio nativo.
Levar o público-alvo em consideração
Assim como na publicidade “tradicional”, descobrir quem é o público-alvo e realizar um estudo para criar uma ou mais personas é essencial nos anúncios nativos. Isso porque, tendo essas informações em mãos, você pode desenvolver ofertas que interessem os usuários certos.
A comunicação direcionada é uma das melhores armas e estratégias para gerar resultado com os seus anúncios. Além de criar o conteúdo mais certeiro, a escolha dos portais para vincular o native ads também é mais fácil dessa forma.
Definir metas e estratégias
Tudo o que se relaciona ao marketing digital deve ser estudado e, antes de executado, planejado minuciosamente. Essa regra é básica e você provavelmente já sabia dela. Com os Native Ads, portanto, isso não poderia ser diferente.
- Gerar tráfego: mostrar o conteúdo em sites com muito tráfego, por exemplo, levando em consideração o tópico anterior sobre público-alvo e persona;
- Atingir novos usuários em escala;
- Gerar mais conversões: conseguir mais leads, downloads, inscrições e tráfego na landing page faz com que as pessoas realizem as ações que você deseja mais facilmente.
Definir a oferta
No mundo da publicidade existem as ofertas diretas - que falam do produto ou do serviço sem rodeios, geralmente oferecendo uma demonstração, amostra grátis, consultoria gratuita, o catálogo ou similares - e as ofertas indiretas - que são conteúdos relacionados ao mercado, aos problemas e aos interesses dos usuários, mas não necessariamente o produto em si. A oferta é de materiais educativos como e-books, webinars, infográficos etc.
A oferta direta costuma trazer leads mais preparados, mas em menor quantidade, enquanto a oferta indireta reduz o custo por aquisição (CPA) e traz mais leads.
Segmentar a audiência do Native Ads
A audiência dos anúncios nativos é definida por um algoritmo que considera fatores como geografia, contexto social, fonte de tráfego, tendências de redes sociais etc. As plataformas de Native Ads costumam permitir, também, que você escolha em qual tipo de site quer veicular os anúncios.
Abordar assuntos relevantes
Após fazer a definição do público-alvo e da persona, é possível realizar uma pesquisa mais detalhada sobre os assuntos nos quais os usuários têm interesse - o que essas pessoas buscam na internet? Quais são as páginas e os blogs que elas seguem? Que tipo de conteúdo costumam consumir? Essas respostas servem como um guia de conteúdo para os seus anúncios nativos.
Como anunciar utilizando os Native Ads
Plataformas de Native ads
Native Ads é considerado o formato do anúncio, que pode ser publicado através de algumas plataformas. Confira abaixo a lista das principais ferramentas do mercado de anúncios nativos:
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