Google Shopping: tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta para e-commerce
O e-commerce brasileiro está melhor do que nunca. Em 2021, houve um recorde de faturamento, totalizando cerca de R$ 161 bilhões, o que representa um crescimento de 26,9% em relação a 2020. “Mas o que o Google Shopping tem a ver com isso?”, você pode estar se perguntando.
É comum que, antes de comprar um produto, as pessoas busquem por comparadores de preço, a fim de obter o melhor custo-benefício para aquisição. Se você já usou ferramentas como Buscapé, Precifica e Zoom, saiba que o Google Shopping possui uma funcionalidade semelhante.
Por isso, a seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta para e-commerce, seja sobre como ela ajuda a aumentar o tráfego para o seu site, assim como seu lucro e o engajamento por parte do público, além de quanto custa anunciar no Google Shopping.
Afinal, o que é o Google Shopping?
Pense no Google Shopping como a vitrine de uma loja. Nesse caso, a loja de que estamos falando é o próprio Google. Sempre que um usuário faz a busca por um produto, ocorre a exibição dos resultados relevantes com relação à pesquisa. Essa pesquisa pode ser feita tanto no buscador convencional quanto dentro do próprio Shopping.
Por exemplo: se você pesquisar por “tênis esportivo” no Google, antes dos resultados em forma de link, aparece um carrossel com fotos de tênis esportivos, o nome do modelo, preço, loja onde está sendo vendido e quantas estrelas o produto recebeu, conforme avaliação dos usuários.
Assim como ocorre no Google Ads, os anúncios do Google Shopping são precedidos das letras “Anúncio”, sinalizando que se trata de um conteúdo patrocinado. As semelhanças com o Ads não param por aí. O Google Shopping, até março de 2020, era apenas uma ferramenta para anúncios pagos, dentro do Google Ads. A partir desta data, a empresa incluiu a listagem gratuita de alguns produtos dentro da plataforma, ou seja, sem patrocínio.
Por que anunciar no Google Shopping?
O principal objetivo de uma loja virtual é gerar vendas. Para isso, o Google Shopping aparece como uma ferramenta importante, cada vez mais utilizada pelo público. Prova disso é que, conforme dados divulgados pela própria empresa em fevereiro de 2022, o Google tem cerca de 91% da participação de mercado, mostrando uma média de 8,5 bilhões de pesquisas por dia.
Anunciar no Google Shopping se tornou uma maneira vantajosa para aumentar o tráfego de usuários dos e-commerces. Além disso, para o usuário, é fundamental a busca pelos melhores preços. A seguir, listamos os principais motivos para manter anúncios no Google Shopping.
Maior tráfego na loja virtual
Um e-commerce pode usar o Google Shopping como ferramenta para aumentar o tráfego de busca paga em seu site. Dessa forma, expondo seus produtos e patrocinando os anúncios, é possível chamar a atenção dos usuários. Isso terá impacto direto nas suas vendas, por causa do motivo que explicamos a seguir.
Leads qualificados
Gerar leads qualificados - oportunidades de venda - é um dos principais desafios de um e-commerce, afinal, não adianta ter milhares de visualizações se isso não se converter em lucro para o negócio. Com o Google Shopping, as informações específicas sobre determinado produto estão sendo expostas, sem enigmas, tudo visível e explicado.
Isso aumenta a atratividade do produto e facilita a oportunidade de venda, pois a pessoa que está buscando algo terá todas as respostas necessárias para tomar uma decisão (preço, cor, tamanho, modelo, entre outras).
Mais conversões e maior presença nas buscas
Se os produtos da loja estão mais presentes nas buscas dos usuários, consequentemente, as chances de conversões aumentam. O Google Shopping também permite que mais de um anúncio do mesmo anunciante apareça no resultado de uma mesma pesquisa. Por exemplo: dois ou mais produtos de um mesmo varejo.
Monitoramento detalhado da performance
Assim como ocorre no Google Ads, no Google Shopping é possível acompanhar a performance dos anúncios, a fim de verificar se estão atingindo os resultados esperados de acordo com o dinheiro investido. Isso permite, entre outras vantagens, ajustar a estratégia da campanha enquanto ela ainda está em curso.
Controle do orçamento
Junto do monitoramento da performance do anúncio, também é possível fazer o controle do orçamento que está sendo investido, seja em publicações únicas ou em uma campanha, por exemplo. Dessa forma, seu fluxo de caixa não é afetado, pois a previsão de gastos com anúncios não é extrapolada.
Fortalecer a presença digital
Uma empresa que não busca ser competitiva no digital, sai perdendo para a concorrência. O Google Shopping é uma maneira de fortalecer a presença da marca, fazendo com que ela se torne mais vista pelo público. E se a marca é mais vista, as chances dela ser lembrada pelas pessoas também aumentam.
Como o Google Shopping funciona?
Quando se trata de busca e links patrocinados, o mais comum é pensar em palavras-chave e no valor que cada uma tem, considerando métricas como CPC, CPA e CPR. Isso ocorre porque no Google Ads, por exemplo, há uma espécie de leilão desses termos, onde, quem paga mais, aparece mais nos resultados das buscas.
No Google Shopping isso funciona de maneira um pouco diferente. Ao invés de palavras-chave, os anúncios na ferramenta usam os atributos do produto, definidos pelo anunciante na aba Merchant Center, para exibi-los como resultados relevantes de pesquisas. Em resumo, é uma plataforma que auxilia a conectar compradores com vendedores.
O Google define o funcionamento do Google Shopping de duas formas: para o consumidor e para o anunciante. Para o consumidor, o buscador explica que os resultados das pesquisas são classificados de acordo com a relevância do que a pessoa está procurando.
Para os anunciantes, a empresa destaca que o Shopping é um poderoso aliado para aumentar as vendas, mas que também é necessário manter os dados sobre os produtos sempre atualizados, especialmente a disponibilidade deles em estoque, de modo que não frustre a experiência do usuário, que tentará comprar algo indisponível.
Quanto custa para anunciar?
Em primeiro lugar, vale ressaltar que esta é uma pergunta relativa, pois o custo para anunciar depende de quanto o anunciante pretende investir, de acordo com o resultado que espera alcançar. No Google Shopping, a métrica para medir o custo é o CPC (Custo por Clique). Como assim?
O pagamento ao Google só será realizado cada vez que seu anúncio receber algum clique de usuário. No caso do CPC, um dos critérios para o cálculo é o leilão de palavras-chave, conforme os termos que você selecionou como importantes para o seu anúncio. Na prática, se duas empresas estão disputando a mesma palavra-chave, o Google vai priorizar mostrar ao usuário a empresa que estiver pagando mais.
Por mais que pareça uma competição um pouco desleal, é importante destacar que o valor investido não é o único ponto relevante. O Google também avalia a qualidade e relevância do anúncio dentro das palavras-chave selecionadas. Ou seja, não significa que se você pagar menos, não terá seus produtos exibidos.
Passo a passo para anunciar
O Google, em seu site, ensina passo a passo como criar um anúncio no Google Shopping. Em resumo, tudo o que você precisa para anunciar é seguir nove passos básicos:
- Acessar sua conta no Google Ads;
- No Menu, acessar a aba Campanhas;
- Clicar no botão “+” e, depois, em Nova Campanha;
- Quando aparecer o “Tipo de campanha”, selecione Shopping e clique em Próxima;
- Feito isso, escolha suas preferências para a publicidade (nome da campanha, país de origem, anunciante, orçamento diário, etc.);
- Em seguida, salve e clique em Continuar;
- Após isso, insira as informações que serão solicitadas;
- Clique em Salvar;
- Por último, subdivida seus produtos em grupos, para ter um maior controle sobre os gastos e outros aspectos.
Boas práticas para anunciar no Google Shopping
Quer anunciar seus produtos no Google Shopping? Preste atenção nas dicas a seguir e aumente suas chances de receber visitantes no seu e-commerce.
- Mantenha seus dados pessoais atualizados na plataforma;
- Crie títulos de até 150 caracteres para cada produto;
- Faça uma descrição atrativa, contendo as informações mais importantes nos primeiros 500 caracteres;
- Escolha imagens de boa qualidade para os anúncios;
- Organize grupos de produtos;
- Defina os lances certos sobre os grupos;
- Não utilize palavras-chave negativas no texto.
Seguindo estas dicas, você estará exercendo boas práticas para anunciar no Google Shopping. Lembre-se: para evitar receber algum tipo de penalidade do Google, é sempre bom estar atento para as regras de publicidade da plataforma.
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