Copywriting para anúncios online
Estratégia muito importante no marketing digital, o copywriting é essencial para o sucesso da produção de anúncios online. Por meio de um uso bem pensado de palavras e jargões, essa técnica busca convencer o público-alvo a realizar determinada ação, seja ela adquirir algum produto, serviço, ou conhecer mais sobre a marca.
Dessa forma, o copywriter é o profissional dedicado a produção de conteúdos que são focados na persuasão para convencer o leitor a fazer uma conversão, ou seja, para adquirir algum produto ou serviço.
Com as técnicas de copy, esse tipo de texto acaba sendo propositalmente muito convincente e, dessa forma, pode levar os usuários a realizar determinada ação. Essa estratégia é essencial para as empresas, já que aumenta as chances do cliente decidir comprar, contratar ou assinar.
O que é copywriting?
Como já foi ressaltado anteriormente, o copywriting é uma estratégia de produção de textos que tem como objetivo convencer alguém a realizar alguma ação. Apesar de parecer bastante recente, essa técnica é antiga e remonta ao século 19.
Foi um dicionarista norte-americano que deu origem a palavra copy pela primeira vez. Essa expressão foi utilizada para denominar os textos autorais persuasivos que seriam publicados na imprensa da época. Ou seja, foi usado para diferenciar o trabalho dos publicitários e dos jornalistas.
Logo na sequência surgiu o termo “copywriter” — uma união de copy (escrita autoral, em um inglês mais arcaico) e writer (escritor, em inglês). Sendo assim, essas pessoas eram conhecidas como redatores publicitários. E essa associação foi feita durante muito tempo, até recentemente, com o avanço do marketing digital.
Atualmente, a expressão copywriting foi repensada e está ganhando cada vez mais distância da redação publicitária. Antes utilizados como sinônimos, esses dois termos, agora, já não podem ser considerados iguais.
Enquanto o copywriting é, geralmente, utilizado em estratégias de atração em um longo processo de persuasão, como o inbound marketing, a escrita publicitária é mais direta, sendo um recurso ideal para as vendas objetivas. Sendo assim, as técnicas se complementam.
Por que usar copywriting?
O copywriting é uma técnica muito utilizada porque possui algumas estratégias que realmente funcionam no mundo do marketing digital. Além de ser eficiente, ela melhora o relacionamento entre cliente e marca, disponibilizando um conteúdo rico, diferenciado e inovador. Com isso, a conversão tende a ficar mais fácil.
Outra vantagem do porquê usar o copywriting é que ele diferencia a comunicação da empresa, destacando-a da dos concorrentes. Também criar vínculos emocionais com o consumidor, evitando que ele se sinta saturado, pois traz os anúncios de forma leve e descomplicada.
Boas práticas para criar um bom copy
O copywriting é uma estratégia essencial do marketing digital. Porém, além de escrever muito bem, o copywriter precisa aplicar algumas técnicas e truques para aperfeiçoar os textos e criar conteúdos persuasivos que convertam.
As produções precisam ser objetivas, claras, envolventes, emocionantes e capazes de inspirar pessoas. Para atingir esses resultados, algumas boas práticas devem ser aplicadas nos textos.
Estimule a criatividade
Um bom copywriter é, acima de tudo, muito criativo. Para escrever bons conteúdos é necessário atualizar-se sobre as tendências e novidades, já que, assim, é possível criar vínculos com o dia a dia do leitor e surpreendê-lo com textos que condizem com o que ele espera.
Conheça seu público
Para o sucesso de um copy, é imprescindível que ele seja atrativo e consiga convencer o público. Por isso, é muito importante saber falar com esses clientes potenciais de uma forma íntima, e nada melhor que conhecê-los para se comunicar com eles.
Portanto, é necessário entender muito bem as personas de uma marca, diferenciar em que etapa da jornada de compra elas estão e, assim, desenvolver conteúdos que se adaptem e gerem valor a elas.
Dessa forma, o copywriter pode gerar conteúdos personalizados para o público, que responda as dores deles e consiga atingir em cheio os desejos e vontades, persuadindo-os a fazerem uma conversão.
Fique por dentro das tendências de mercado
Como já foi ressaltado anteriormente, é muito importante ficar por dentro das tendências de mercado para produzir um copy perfeito. Essa boa prática precisa ser desenvolvida porque é ela que vai fazer com que o texto faça sentido para o leitor e consiga convencê-lo que a marca é atual e está conhece o dia a dia dele.
Além disso, manter um conteúdo atualizado faz com que ele performe melhor, pois será bastante procurado pelos leitores, tendo mais chances de ser encontrado.
Seja persuasivo e objetivo
Um texto de copywriting precisa ser persuasivo, mas também é importante que ele seja objetivo. Além de convencer o leitor com técnicas de convencimento — como títulos e tópicos chamativos e verbos no imperativo — , o conteúdo precisa ser claro.
É necessário que o autor garanta que a mensagem vai chegar entendível ao usuário, sem mal-entendidos no caminho. No entanto, é preciso que ele tome cuidado porque o texto não pode ser pobre.
Principais gatilhos
Para além das boas práticas para criar um copy, podem ser aplicados no texto outras técnicas para torná-los mais persuasivos. Os chamados gatilhos mentais são um exemplo disso.
Esse termo se refere a certos catalisadores automáticos que estimulam a conversão de um conteúdo. Todo o processo é quase inconsciente, ou seja, o leitor nem vai perceber o que está acontecendo com ele. De certa forma, o papel dos gatilhos mentais é transmitir confiança e despertar sentimentos no cliente.
Urgência
Um dos gatilhos mentais mais poderosos do copywriting, o senso de urgência é um ótimo catalisador para a conversão. Essa técnica fará com que o usuário tome uma atitude mais rápida e sinta necessidade de comprar um produto, assinar uma newsletter ou adquirir um serviço.
Aplicar essa técnica é fácil. Para isso, o copywriter precisa fazer com que o anúncio seja limitado, como se o usuário só tivesse uma única chance para se decidir, assim, ele será forçado a tomar uma atitude imediatamente.
Conexão
A conexão é um dos gatilhos mentais que mais diferencia os textos de copy com os publicitários. Essa técnica tem como objetivo fazer com que o copywriter e o usuário se tornem mais próximos, já que, com isso, a relação de confiança entre eles acaba aumentando e o leitor se sente mais seguro em adquirir aquilo que o autor está sugerindo para ele.
A aplicação dessa técnica consiste em criar um diálogo entre leitor e copywriter. É importante que o autor se dirija ao usuário sempre que possível.
Especialidade
A especificidade é uma técnica de gatilho mental usada para ações bem definidas e o próximo passo para qual o usuário deverá tomar. É uma estratégia bem básica do copywriter.
Para aplicar esta técnica basta utilizar expressões que sugiram instruções para o cliente realizar determinada ação.
Reciprocidade
Nesta técnica, o clichê "gentileza gera gentileza" se encaixa perfeitamente. Para aplicá-la de forma correta, o copywriter precisa gerar um impacto positivo no leitor, assim, as chances disso ser recíproco e o usuário convergir são bem altas.
Para aplicar essa estratégia, é necessário que a marca ofereça algo para os clientes, como e-books gratuitos e posts instrutivos. Com isso, o leitor terá informações inestimáveis e importantes, sentirá segurança e procurará a empresa para resolver as dores dele.
Prova social
A prova social nada mais é que uma estratégia de popularidade. Ou seja, ela mostra para os consumidores que outros usuários estão utilizando e aprovando os produtos ou serviços da marca. O que acaba se transformando em segurança para os potenciais clientes convergirem.
Isso acontece porque os seres humanos são seres fáceis de serem influenciados por outros na hora de tomar uma decisão. Sendo assim, quanto mais pessoas aprovam e sugerem algo, mais as outras tendem a fazer o mesmo.
Afinidade
Gerar afinidade acaba apelando pela segurança do consumidor. Geralmente, as pessoas realizam uma ação positiva caso se sintam identificadas com uma ideia. Por isso, no copywriting, é necessário que o autor desenvolva uma afinidade com o usuário, utilizando um storytelling que seja próximo a realidade da persona.
Autoridade
Mostrar que a marca é autoridade em um assunto é muito importante para conquistar clientes, afinal, eles querem adquirir serviços ou produtos de quem sabe o que faz. Assim, transmitindo uma imagem de superioridade, é possível conquistar o respeito do leitor.
Para aplicar esse gatilho mental é preciso tornar o copy credível. Para isso, o copywriter deve mostrar que é especialista no tema e selecionar referências pertinentes para acrescentar no texto.
Escassez
Muito alinhado com a estratégia de urgência, a de escassez também funciona muito bem nos textos de copywriting. Isso acontece porque os seres humanos têm a característica de valorizar aquilo que perde ou está perto de nunca mais possuir.
Por isso, esse gatilho mental acaba explorando esse instinto, apostando em frases de efeito como “últimas unidades”. Outra forma de incluir essa técnica é reforçar os riscos de perder o produto ou serviço.
Compromisso e coerência
Qualquer empresa precisa ter compromisso e coerência para ser bem-sucedida. O usuário tem que confiar nos produtos e serviços de uma marca e isso não vai acontecer se ela não for verdadeira e coesa com o que anuncia.
Dessa forma, o copywriting também deve seguir essa estratégia. O texto tem a obrigação de ser verídico, real e sério. As sequências precisam ser lógicas, sem informações incorretas e não fundamentadas.
Livros sobre copywriting
Como já foi ressaltado no texto, o copywriting é uma estratégia antiga, mas, só agora, vem se transformando em algo bem maior do que os textos publicitários. Muitos livros foram escritos com base nessa técnica e são ótimos para quem procura se aprofundar no assunto.
Great Leads
Escrito por Michael Masterson e John Forde, Great Leads: The Six Easiest Ways to Start Any Sales Message, é um livro ótimo para quem está iniciando a jornada pelas técnicas de copywriting. Os autores unem anos de especialização e lançam um guia fácil de seguir com algumas dicas de como escrever com sucesso.
As armas da persuasão
O livro As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar é uma ótima leitura para todos aqueles que trabalham com copywriting. O psicólogo Robert B. Cialdini explicita em sua obra os fatores que levam um usuário a dizer converter e realizar uma compra de produtos ou serviços.
Com essas dicas de copywriting é impossível não fazer anúncios persuasivos e que chamam a atenção dos leitores. Com a estratégia certa e objetivos claros, encantam os clientes por meio dos ads pode se tornar uma tarefa menos dificultosa e mais prazerosa.
Além disso, existem diversos cursos de copywriting para se aperfeiçoar na estratégia, inclusive, alguns gratuitos.
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