Google Ads (AdWords): tudo o que você precisa saber
“Quem não é visto, não é lembrado”. Você já deve ter ouvido esta frase, dita originalmente por Patrick Munzfeld. Ela, por mais clichê que possa soar, ajuda a dar um panorama inicial do porque o Google Ads - antigo AdWords - é tão importante para empresas que querem se destacar online.
Em um mercado digital cada vez mais competitivo, acelerado pela pandemia de covid-19, o Google Ads surge como um aliado forte para que o gestor e sua equipe entendam os hábitos e necessidades da empresa e dos consumidores.
Mas e aí, sabe como usar essa ferramenta, além de todas as funcionalidades e benefícios que ela possui?
A seguir, explicamos, em detalhes, o que é Google Ads, como ele funciona, porque utilizar e muito mais.
Boa leitura!
O que é Google Ads?
Lançado no ano 2000, com o nome Google AdWords, o Google Ads lidera, desde seu nascimento, o mercado global de anúncios pagos em plataformas online. Por meio do Google Ads é possível criar anúncios em diferentes locais, como YouTube, Gmail e Play Store, assim como anúncios de pesquisa - aquelas propagandas que você vê nos sites que acessa.
Na prática, porém, a ferramenta de anúncios do Google faz muito mais do que divulgar sua marca em outros sites que podem ser afiliados da rede do Google e que colocam anúncios para seus visitantes. Já reparou que quando você digita algo no buscador do Google, geralmente, os primeiros resultados vêm acompanhados das letras “Anúncio” antes do link? Isso significa que as palavras-chave da sua busca foram patrocinadas para que a marca/empresa aparecesse por primeiro nos resultados.
Não entendeu? Imagine o seguinte: você está em busca de comprar um carro novo, pois o seu atual já não satisfaz suas necessidades. Então, entra no Google e pesquisa por “carros novos para comprar” (palavras-chave). Se uma empresa investiu na “compra” dessas palavras-chave no Google Ads, a tendência é que o site apareça nos primeiros resultados da sua busca, acompanhado da palavra “Anúncio”, mostrando que se trata de um anúncio.
Por que anunciar no Google?
Anunciar no Google é uma ótima maneira de aumentar o tráfego de um site. Se o número de visitantes aumenta, as chances e os índices de venda aumentam junto. Dessa forma, seja direcionando para um e-commerce, uma campanha de anúncios bem segmentada e estruturada oferece bons retornos.
Não basta, contudo, apenas criar o anúncio, investir o dinheiro e esquecer da existência dele. Para garantir o bom desempenho e que ele atinja os resultados esperados, é indispensável levar em consideração uma série de métricas, que ajudam a analisar e mensurar de forma precisa a performance do conteúdo. Que métricas são essas? Explicamos a seguir.
Desempenho de anúncios
Uma das principais vantagens de anunciar no Google é que ele é o buscador mais acessado no mundo, com larga distância até mesmo para o segundo colocado.
Para avaliar o desempenho de um anúncio, cinco métricas são fundamentais: taxa de impressão; CTR, CPC e CPA; taxa de conversão; índice de qualidade; e taxa de rejeição.
- Taxa de impressão: indica quantas vezes o anúncio foi exibido no Google;
- CTR, CPC e CPA: avalia o que acontece após a avaliação. CTR mede a taxa de impressão comparada com o número decliques, CPC o valor cobrado por cada clique, e CPA o custo por aquisição;
- Taxa de conversão: indica o que aconteceu depois do clique, se o usuário realizou a ação que o anunciante esperava que ela realizasse. Seja fazer uma compra, preencher um formulário, fazer um download, entre outras opções;
- Índice de qualidade: atenção a esta métrica. O índice de qualidade é medido pelo próprio Google, que classifica o quão relevante o conteúdo do seu anúncio é para o público. Isso vai influenciar diretamente na posição em que ele aparecerá nos resultados da busca, assim como o valor. Mais qualidade = menor custo!
- Taxa de rejeição: mede o quão atrativo é o seu site. Se o usuário apenas entrou no seu site, ficou pouco tempo e não realizou nenhuma ação antes de sair, isso aumenta a taxa de rejeição e, consequentemente, afeta de forma negativa os seus objetivos.
Há, também, outra importante métrica que precisa ser avaliada no seu planejamento de anúncios, o ROI.
Avaliação do ROI (Retorno sobre o Investimento)
Pense em um anúncio como um investimento como qualquer outro que é feito em uma empresa, seja com matéria-prima, serviços, entre outros. Sempre que alguma quantia de dinheiro é investida, a primeira coisa que é preciso ter em mente é quanto esse valor vai gerar de retorno para o seu negócio. Daí vem o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Pelo Google Ads é possível ter as informações necessárias para calcular o custo do anúncio relacionado com o retorno gerado (vendas, por exemplo). Se o resultado foi proporcional ao investimento, tudo certo. Caso contrário, o anúncio não correspondeu ao esperado. E como calcular o ROI?
O próprio Google Ads disponibiliza, em seu site, um material completo para ajudar você a calcular o ROI do seu anúncio. O conteúdo está simplificado e não é necessário ser um gênio da matemática para compreender.
Poder de segmentação
Outro fator que define o sucesso ou fracasso do seu anúncio no Google Ads é a segmentação que ele recebe. Caso não se comunique diretamente com o público ao qual seu produto é direcionado, o desempenho não será satisfatório e seu investimento acabará desperdiçado.
Para que isso não aconteça, dentro do Google Ads é possível criar segmentações, direcionando o anúncio ao público que sua marca busca atrair. Basta entrar na sua conta do Ads e, na coluna à esquerda, clicar na opção “público-alvo”. Nela, você pode segmentar sua campanha definindo idade, região, sexo e outras características do público que deseja alcançar.
Controlar o orçamento
A possibilidade de patrocinar um conteúdo que direcione os usuários diretamente ao site da sua empresa é tentadora. Há, no entanto, que se ter um controle para que os gastos não fiquem maiores do que o retorno e, dessa maneira, os anúncios prejudiquem as finanças do empreendimento.
Uma solução que o Google Ads dá para isso é, na sessão Orçamento, inserir um valor médio diário para gastar com os anúncios. Assim, além de não extrapolar o valor aplicado a um único anúncio, você garante que toda a verba adicionada na conta não seja consumida em pouco tempo, de forma não inteligente.
Custo
O custo de um anúncio isolado ou de uma campanha de anúncios no Google Ads pode ser calculado de acordo com os três índices vistos anteriormente: CPC, CPA e CTR.
Controlar os custos é uma maneira eficaz de utilizar o Google Ads de forma a não comprometer seu orçamento com mídia paga.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads tem três principais formas de anunciar:
- Pesquisa (search);
- Display;
- Anúncios em aplicativos.
A seguir, explicamos como cada uma delas funciona.
Anúncios na rede de pesquisa
A rede de pesquisa do Google é composta por um grupo de sites e aplicativos relacionados à pesquisa do usuário em que seu anúncio pode ser exibido. Quando anunciado na rede de pesquisa, seu anúncio aparece da forma que descrevemos anteriormente: nos resultados da busca, precedido pelas letras “Anúncio”, que indicam se tratar de um conteúdo pago.
Há três principais formas de um anúncio aparecer em uma busca. Acima, abaixo ou ao lado direito dos resultados da pesquisa. O mesmo vale para o Google Shopping, Imagens, Vídeos, Google Maps e outras plataformas Google. O conteúdo também pode ser exibido dentro de outros sites que não o do anunciante. Nessa situação, é necessário que esse site seja um parceiro do Google, ou seja, permita que o Google adicione links dentro dele.
Os tipos de anúncio na rede de pesquisa são em formato de texto, dinâmicos e responsivos, de acordo com o próprio Google. São, também, os tipos mais comuns encontrados na web.
Anúncios na rede de display
A rede de display possui a mesma finalidade da rede de pesquisa. No entanto, o que difere ambas é que, na rede de display, é possível adicionar imagens dentro dos sites parceiros do Google, por meio de anúncios gráficos.
Sendo assim, ao invés de apenas conter um texto ou hiperlink, é possível adicionar animações ou imagens clicáveis, com links externos direcionando para outros sites.
Anúncios de aplicativos
Para anunciar dentro da Play Store e de aplicativos baixados nela, a lógica é a mesma das duas maneiras anteriores de anunciar. Dentro de aplicativos, vale ressaltar que, assim como no caso de sites, há um “acordo” estabelecido entre o anunciante e o proprietário da página ou app. Os cálculos variam de acordo com o número de visualizações, mas ambas as partes saem ganhando.
A maneira de anunciar na Play Store é, no Google Ads, criar uma campanha direcionada para aplicativos. O Google analisa o seu conteúdo e, então, consegue determinar quem serão as pessoas que vão ver o seu material.
Que outros recursos têm o Google Ads?
A lista de recursos do Google Ads é bastante extensa. Por se tratar de uma ferramenta completa para anúncios, sempre ocorrem atualizações e novos meios são disponibilizados.
Listamos, porém, alguns dos principais e para quê eles servem:
- Histórico de alterações: permite visualizar as alterações feitas na conta Ads nos últimos dois anos. Isso possibilita ter um panorama das mudanças de desempenho e gerenciamento nos últimos 24 meses.
- Conversões: mostra o que acontece depois que o usuário clicou no seu anúncio. Se compraram, inscreveram seus dados em um formulário, entre outros. As informações sobre as conversões são fundamentais para calcular o ROI.
- Attribution: relatórios sobre as conversões. Mostram o caminho percorrido pelos clientes até concluírem a conversão.
- Google Analytics: mostra como as pessoas encontraram e exploraram seu site. O Analytics também ajuda a planejar as metas e importá-las para o Ads.
- Planejador de palavras-chave: contribui para a criação de campanhas de rede de pesquisa e expandir aquelas já existentes. Torna possível pesquisar palavras-chave e ver seus desempenhos na internet.
- Planejador da rede de display: auxilia, como o nome sugere, a planejar seus anúncios na rede de display do Google. Sugere palavras-chave, temas interessantes, canais e grupos para veicular, entre outras funcionalidades.
- Diagnóstico e visualização de anúncios: pesquise seu anúncio com essa ferramenta e veja como ela está sendo exibido para o público.
Como criar uma conta no Google Ads?
Criar uma conta no Google Ads é um processo relativamente simples. O que você precisa é acessar o site da ferramenta e clicar em “Começar agora”, para seguir o passo a passo indicado pelo próprio Google até finalizar o seu cadastro.
Na página inicial do site do Google Ads há uma série de explicações sobre as funcionalidades dele, as mesmas descritas aqui. Na aba “Como funciona”, você visualiza as etapas necessárias para criar um anúncio e em “Custo”, tem uma ilustração de como funciona a destinação mensal de verba para Ads.
Passo a passo de como fazer um anúncio
O passo a passo para fazer um anúncio no Google Ads é composto de 5 etapas:
- Etapa 1: você seleciona seu objetivo e seu anúncio é ajustado com base nos resultados que espera ter. Entre os objetivos para a sua empresa, estão: receber mais ligações dos clientes, atrair visitantes para seu site ou loja física, entre outros;
- Etapa 2: feita a seleção do objetivo, é hora de decidir onde anunciar. Aqui, são definidos o alcance (local, regional, global etc.) e o local (pesquisa, display e aplicativo);
- Etapa 3: crie uma mensagem que defina sua empresa ou produto. Ela precisa ser curta e atrativa, em até três frases. Também é possível fazer isso adicionando imagens, pela rede de display;
- Etapa 4: defina seu orçamento para o anúncio ou a campanha toda;
- Etapa 5: publique e avalie, regularmente, o desempenho.
Boas práticas para fazer um bom anúncio
Em primeiro lugar, para fazer um bom anúncio é necessário entender como ele ficará exposto. A forma padrão do Google exibir conteúdos patrocinados é composto por URL, título do texto, caminho e descrição do conteúdo.
As chances de sucesso de um anúncio aumentam se a mensagem for passada de forma direta, mas de maneira que faça o usuário se identificar com o que está sendo mostrado.
Há, no entanto, questões técnicas que também podem ajudar a melhorar o desempenho:
- Coloque no título as mesmas palavras-chave da busca;
- Utilize qualificadores no anúncio. Ex: se o anúncio for direcionado a adolescentes, deixe isso claro, com algo como “Só para adolescentes”;
- Inclua preços e forma de pagamento;
- Utilize gatilhos de urgência e escassez;
- Escreva todas as palavras com iniciais maiúsculas (indicação do próprio Google);
- No título: direcione para o seu público, seja provocador e desperte a curiosidade;
- Faça uma descrição curta, apenas com as informações essenciais;
- Utilize uma URL curta.
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